segunda-feira, janeiro 20, 2014

Nova terminal de adubos

Arrancam nos finais deste trimestre as obras de construção do terminal de fertilizantes no Porto da Beira, na província central de Sofala, com capacidade para manusear diariamente entre seis a oito mil toneladas de adubo. Orçado em 30 milhões de dólares norte-americanos, o terminal visa acomodar a crescente demanda no manuseamento daquele tipo de carga estando, neste momento, a funcionar no local um terminal provisório com capacidade de duas mil toneladas diárias. A ideia também visa reduzir o tempo de permanência dos navios de uma semana para três dias, permitindo maior rotação das embarcações. Basicamente, tenciona-se desviar as elevadas quantidades de adubo que passam para Durban, na República da África do Sul e que têm como destino o Zimbabwe e a Zâmbia para serem manuseadas a partir daquele terminal. O chefe do Departamento de Marketing e Vendas da Cornelder de Moçambique, Félix Machado, é citado pelo jornal “Noticias” a apontar que de 1998 a esta parte o Porto da Beira passou de 50 mil toneladas por ano para atingir actualmente 600 mil e com a possibilidade de acomodar entre 1,2 a 1,5 milhões de toneladas/ano que é o potencial da região. Para isso, defende que, é necessário melhorar a produtividade pelo facto de actualmente se trabalhar na descarga, ensaque e transporte de quantidades consideradas irrisórias para o mercado dos países do “hinterland” que são tradicionais operadores do Porto da Beira, designadamente Zâmbia, Zimbabwe, Malawi e RDCongo. Tudo isto, segundo Machado, acontece numa altura em que o manuseamento da carga no Terminal de Fertilizantes e de Granitos é mais estável atingindo anualmente entre 120 a 150 mil toneladas, mesmo com a crise do Zimbabwe. No armazém de tabaco usado maioritariamente pelo Malawi, o Porto da Beira, passou a manusear 80 por cento daquele produto de rendimento, contra os 20 anteriores, quantidade que no passado era manuseada a partir de Durban.

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