segunda-feira, janeiro 06, 2014

Mente,cria pânico e depois...desaparece

O líder comunitário do povoado de Manhique, no Posto Administrativo de Pembe, no distrito de Homoíne, na província de Inhambane, disse em público que andavam na zona “homens armados da Renamo” e, consequentemente, os residentes locais entraram em pânico e começaram a abandonar as suas casas em debandada.  A Reportagem do CanalMoz foi ao local e constatou que ninguém viu de facto os tais “homens armados da Renamo”. A nossa reportagem nem viu militares ou agentes da FIR a patrulharem a região. Nem em Pembe, nem nas zonas circunvizinhas de Pembe, nem no trajecto, alguém nos disse que viu os tais homens armados. Confirmou-se que “a informação dos homens da Renamo veio do senhor Siquelane Manhique que é o líder comunitário” do povoado de Manhique.   Silva Nhanombe, residente em Pembe há vários anos, disse que ele pessoalmente não viu os tais “homens armados da Renamo” a circularem na aldeia. Referiu, que foi o líder comunitário (Siquelane Manhique) que se reuniu com os residentes locais, no dia 02 do corrente mês, para dar a informação da existência na zona de homens armados da Renamo.

"O líder comunitário é que veio dizer à população que “homens da Renamo” estão perto do povoado, e que se encontraram com eles e pediram uma cabeça de gado alegando que estavam com fome, e dai ele disse que seria melhor abandonarmos o local e levar nossos bens porque podem vir nos roubar e matar”, explicou Silva Nhanombe.
Luis, outro residente em Pembe, também nos disse peremptoriamente que a informação da existência dos “homens da Renamo” naquela região foi transmitida pelo líder comunitário Siquelane.
“O líder disse que se encontrou com eles e veio dizer que os homens a Renamo já estão no terreno e o que falta é só fazerem acção, por isso estamos a fugir para quando eles aparecerem não encontrarem a ninguém”, contou.
Enquanto a informação circulava na zona de Manhique, o líder local viajou e a população ficou a crer da existência “dos homens da Renamo” e logo também começou a abandonar a zona. As outras zonas bem próxima souberam da informação
e também optaram por levar os seus bens antes da invasão dos supostos “homens da Renamo” que dizem que “dialogaram com o líder comunitário de Manhique”. Vitória André Zandamela, idosa residente em Nhaulane, disse à nossa reportagem: “Eu pessoalmente não vi os homens da Renamo em Nhaulane, só estou ver gente a abandonarem as casas e a dizerem que se ficarmos a Renamo vai nos matar, por isso também levei as minhas coisas e vou em casa do meu filho na Maxixe”. “Mas dizem quem viu os homens com arma foi o régulo de Manhique”, acrescentou Victoria Zandamela.  Em Pembe a situação é critica devido a essa informação que circula, mas ninguém viu de facto os tais “homens armados da Renamo”. “Ninguém quer morrer ou ouvir só de armas”, diz-nos Mário Massango. Conta que já viveu momentos dramáticos e caótico no tempo da guerra civil dos 16 anos por isso mesmo sem ter visto os homens a Renamo com armas ele acredita na informação do régulo e por isso estava a levar a sua família e bens para o distrito de Massinga.
“Eu nao tenho provas concretas disso só que muita gente saiu e eu decidi também sair”.
Questionado se viu os tais homens a circularem na vila ele afirmou: “Eu não vi ninguém com arma. Mesmo em Tsambi, onde faço o meu negócio, ninguém tem a máxima certeza que os da Renamo estão aqui”, revelou Mario Massango.  Para apurarmos a veracidade da informação que o lider comunitário do povoado de Manhique, Siquelane Manhique, terá posto a circular a ponto de colocar a população em pânico, a nossa reportagem deslocou-se até à sua zona. Disseram-nos que ele encontra se ausente da zona e ninguém sabe onde se encontra.Levámos o seu contacto telefónico e não o conseguimos contactar porque o seu telemóvel está desligado.

0 comments: