sexta-feira, janeiro 31, 2014

Conspiração

Nos últimos tempos tenho ouvido, com frequência, acusações de que está a haver uma conspiração para denegrir a figura de Armando Guebuza, o nosso Chefe de Estado.
Ao princípio não acreditei. Parecia-me paranóia, mania da perseguição. Agora, no entanto, começo a mudar de opinião. Senão vejamos.Os resultados das recentes eleições autárquicas, mais do que isso foram, principalmente, protestos da população contra a forma como o executivo nos está a desgovernar.Nessas condições, convocar uma manifestação de exaltação dos feitos de Armando Guebuza era, à partida, um acto extremamente arriscado. Podia dar um enorme fiasco. Mas levaram a ideia para a frente e, é claro, deu o tal enorme fiasco. Se antes havia a sensação de que a popularidade do Chefe do Estado estava pelas ruas da amargura, a partir de tal marcha passou a haver a certeza.O facto de terem tido a necessidade de inventar um padre para se apresentar como representante da Igreja Católica mostra até que ponto desceu o apoio e cresceu a pouca vergonha.
Perante isso, o bom senso dizia que aquilo era uma ideia para esquecer, para fazer de conta que aquilo nunca tinha acontecido.
Qual não foi a minha surpresa quando ouvi dizer que marchas idênticas iam ser realizadas em Quelimane, na Beira, em Nampula e em Xai Xai. Nesta última cidade vá que não vá. É território sólido do partido Frelimo. Mas em Quelimane, Beira e Nampula?!!! Em cidades onde, há bem pouco tempo, o MDM conquistou, folgadamente, o controlo dos respectivos municípios?
Pareceu-me suicídio político. O resultado de tal iniciativa só poderia ser mostrar, nas ruas desertas, que o Presidente da República não tem praticamente nenhum apoio. E, ao que parece, foi o que aconteceu. O Jornal @Verdade calculou que, em Nampula, a capital da província mais populosa do país, estariam na marcha cerca de 200 (duzentas) pessoas. Ora 200 pessoas, numa coisa deste género, é praticamente o mesmo que ninguém. Uma fonte em Quelimane indicou também um número à volta de 200.

Das outras cidades não tenho informação. Ou melhor, a informação que tenho é o silêncio de órgãos, como a Rádio Moçambique, que teriam apregoado os números se eles fossem, minimamente, significativos. Portanto foi mais uma série de fiascos, demonstrando gritantemente a falta de popularidade do Chefe de Estado.Com isto, mais uma vez pensei que as marchas iam parar, para não agravarem ainda mais a situação. Engano meu. Já ouvi anunciar que vai haver novas marchas em muitas outras cidades do país.
Foi aí que comecei a mudar de opinião sobre a tal conspiração para denegrir o nome de Armando Guebuza.
Não creio que seja possível haver tanta incompetência política ou tanta estupidez. Tem que ser propositado. Tem que haver um propósito deliberado de mostrar o pretenso homenageado a uma luz totalmente negativa.E, na conspiração, devem estar também os que, constantemente, lhe chamam “visionário”, “clarividente” e “filho mais querido da nação moçambicana”, designações de tal forma exageradas que se tornam ridículas.
Admiro-me é por o SISE e a FIR não estarem já a tomar medidas, severas, contra estes conspiradores e suas manobras.(Machado da Graça na foto/Jornal Savana)

0 comments: