quinta-feira, março 28, 2013

Sustentabilidade dos aeroportos


A empresa Aeroportos de Moçambique (AdM) aponta como desafio para 2013 a conclusão das obras de construção do Aeroporto Internacional de Nacala, não só do ponto de vista físico mas também para a atracção de mais tráfego para a região.O outro desafio para o ano em curso é a conclusão dos estudos para a reabilitação da pista do Aeroporto Internacional de Maputo, para oferecer mais segurança aos aviões, embora se trate de um projecto a implementar em 2014.Mas ainda este ano, decorrerão estudos mais detalhados por se tratar de uma intervenção mais profunda, que envolve elevadas somas em divisas.  O facto foi revelado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Manuel Veterano, na Reunião Nacional de Balanço e Perspectivas da Empresa Aeroportos de Moçambique para o ano 2013, que discutirá também as linhas gerais do plano estratégico para os próximos quatro anos.“Os sucessos que a empresa tem alcançado nos últimos anos não devem fazer nos esquecer os grandes desafios que temos pela frente. Estes desafios podem resumir-se numa única palavra: Sustentabilidade”, disse Veterano, apontando que, para o efeito, é preciso rentabilizar os investimentos da empresa.O presidente disse haver sinais encorajadores que geram esse optimismo bastando, para o efeito, apontar que o tráfego nacional e regional de aeronaves e passageiros que tem estado a crescer a um ritmo significativo que permitirá, caso a tendência se mantiver, a sua duplicação nos próximos dez anos.Em resultado das melhorias do conforto dos passageiros, segundo a fonte, o governo acaba de aprovar novas taxas de passageiros que entrarão brevemente em vigor e vão gerar uma lufada de ar fresco nas finanças da empresa e o retorno dos investimentos realizados.Desta feita, os passageiros nas carreiras domésticas passam a pagar 390 meticais o equivalente a 13 dólares americanos, contra os anteriores 10 dólares. O passageiro regional e internacional passará a pagar 1050 meticais, isto é, 35 dólares ao invés dos 30 anteriormente pagos.Estas e outras medidas estão, segundo Veterano, inseridas no conjunto de acções visando trazer um novo conceito de aeroporto, porque o aeroporto não deve ser apenas um polo de atracção para as cidades, mas ser uma cidade com todas as infra-estruturas que lhe possam garantir um centro logístico de excelência.“No geral, o objectivo é consumar esses desafios com sustentabilidade e, para o efeito, é preciso ter as finanças em ordem, precisamos trazer rentabilidade a empresa e temos acções em curso visando adequar as nossas capacidades de recuperação dos custos, as nossas taxas”, rematou a fonte.

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