terça-feira, setembro 21, 2010

O que a “afastou” da Matola e Maputo

Neste quadro não vamos analisar as causas,porque todos sabemos o que provocou a revolta.Vamos analisar os possíveis cenários dentro da posição geográfica e condições sócio-económicas e politicas que a cidades de Maputo e Matola apresentam. Recordar que o momento politico e excepcionalmente favorável ao estabelecimento de novas “revoltas populares clandestinas” , pois a sua violência abriu sérios precedentes e oportunidades para todo o tipo de actividades ilícitas. Podemos estar enganados mas julgamos que os últimos acontecimentos poderão estar na vizinhada dos seguintes cenários, assim:

Primeiro cenário: o governo da Frelimo ficou muito distraído com a situação de Dlakama poder concorrer a presidência do Município de Nampula! Comentário dos cidadãos atentos: e normal para qualquer partido ficar preocupado com puma personagem politica como o general Dlakama. A elite sulista que esta no poder pensando que o povo do sul e a retaguarda segura do Partido Frelimo,logo que soube que existem fortes possibilidades de a Renamo conseguir uma maioria absoluta nos municípios da provincial de Nampula com a candidatura de Afonso ao Municipio de Nampula a galvanizar as próximas eleições autarquicas incidiu toda a sua estratégia para aquela zona altamente estratégica , esquecendo-se por complete de Maputo e Matola. Pondo do pontos no no seu devido lugar podemos afirmar que a Frelimo falhou na sua resposta a tal possibilidade e corre o risco de perder Nampula e também perder Maputo e Matola, e muitas outras autarquias. A possível candidatura do general Afonso já esta a produzir efeitos colaterais. Imaginem Alice Mabota a concorrer em Maputo, bem apoiada pela sociedade civil não seguidista, um Raul Domingos serio a concorrer em Tete, um António Muchanga a concorrer na Matola, um Mazanga em Xai Xai ou Chokue… a verdadeira oposicao unida…tchau Frelimo! Hipotise de ser real-50%.

Segundo cenário: a Frelimo já esta cansada e não se importa mais com o povo.Comentário dos cidadãos atentos: no mundo multipolar interno da Frelimo as lutas das tendências “deixa-andar e deixa-virar” nos comprovam que a Frelimo só esta a espera do golpe de misericordia das massa. ! Hipotise de ser real 75%.

Terceiro cenário: a oposição interna no seio da Frelimo “ provocou”a revolta popular. Comentário dos cidadãos atentos: as ultimas movimentações no seio da nomenclatura deixaram muito a desejar. Pensamos que a gota de nipa que fez transbordar ocopo foi a polémica autorização e exploração do Projecto Hidroelectrico de Mphanda Nkwua a empresa INSITEC SGPS ligada ao próprio empresário presidente.Alguém la dentro do sistema da Frelimo deve ter ficado muito nervoso! Mais ainda, como e que as mensagens que foram previamente divulgadas não foram motive de investigação por parte dos serviços de informação do Estado? A policia não teve suficiente capacidade de prevenir tal situação? Lembrar que esta revolta expontanea ,apesar de ser de índole popular não foi tão expontanea como o levantamento de 5 de Fevereiro. Notou-se muito bem que os focus desta vez estavam bem organizados. Também a morte do general Nataniel Macamo deixa muitas duvidas. Será que o general sabia de alguma coisa? Depois, e muito estranho este levantamento popular coincidir com a Feira Internacional de Maputo - FACIM. Há aqui coisas que devem ser bem aprofundadas. Ai esta, quando não se consegue explicar todos os factos, nem esgrimir argumentos, só um facto prevalece – o facto de existir a possibilidade de puma conspiração. Hipotise de ser real-50%.

Quarto cenário: o governo para se furtar das responsabilidades se auto-vitimou ,ou seja, ele próprio provocou a revolta.Comentário dos cidadãos atentos: face a situação sócio-politica do pais, das lutas internas para a sucessão, o governo liderado por Guebuza fez aquilo que a politologia ocidental faz, quer dizer, direccionar o conflito para logo a seguir o resolver. Portanto, os esforços empenhados para dirigir o conflito podem transformar-se de um momento para o outro no seu regulamento, enquanto as tentativa de direcção incapazes, em alguns casos, de liquidar o conflito podem, no fundo, lograr um resultado parcial, assegurando um certo controle sobre a situação e limitando a possibilidade da escala de conflito. Contudo, não podemos abordar os conceitos da “direcção” dos conflitos simplesmente como palavras , tem que se analisar de ponto de vista táctico-estratégico ,por outras palavras, o próprio governo para se safar da situação, ao mesmo tempo se auto-vitimou e auto-justificou-se. Iniciou um conflito que agora esta atentar resolver e , sobretudo, regulamentar. Por esta razão percebemos as palavras do quadro senior da Frelimo, o analista económico de serviço da STV quando disse publicamente que estas revoltas vão ser normais. Sinceramente, uma pensamento a Frelimo mesmo, pior a Frelimo burguesa. Será que e normal as nossas filhas irem se prostituir para trazer sacos de arroz em casa? A solução não e as revoltas serem normais, a solução normal e a Frelimo sair do poder e dar lugar a organizações mais capazes, 35 anos e muito tempo para não fazer nada hoje. Hipotise de ser real-50%.

Quinto cenário: certos sectores da oposição em conexão com alguma mão invisivel estrangeira estar por detrás da revolta.Comentário dos cidadãos atentos: este cenário e muito pouco provável, mas tudo em lutas politicas e possível. Hipotise de ser real-25%. (fonte semanário ZAMBEZE)

0 comments: