quinta-feira, setembro 02, 2010

Carta aberta

Carta ao Excelentíssimo Presidente da República

CARO PRESIDENTE

Saudações.

Recordo-me que desde pequeno os meus pais ensinaram-me que entre outros males roubar é coisa errada. Nunca me esqueci disso. Durante os meus trinta e poucos anos já tive vontade de levar algumascoisinhas” que achei interessante, como por exemplo, o “laptop” do meu amigo. Mas não levei. Sabe porque, querido Presidente? Porque fiquei a imaginar: “aquele computador não é meu e seu eu levar o que não é meu como é que vai ficar a minha consciência depois?” Pois é, a criança também tem consciência. Não sei se o senhor sabia disso, mas as crianças são mais espertas do que os adultos imaginam. Elas fazem-se desentendidas para ganhar confiança dos pais e adultos. Mas voltemos ao tema desta carta. Roubar é uma palavra tão feia, mas tão feia que chego a ficar com a espinha gelada quando a pronuncio. As cadeias do nosso país estão cheias de pessoas que roubaram sabonetes,galinhas,celulares , sapatos, rebuçados, enlatados e outros artigos do género. Estas pessoas são pobres, até porque se fossem ricas teriam dinheiro para não roubar este tipo de objectos. Imagino como o senhor permite que os seus melhores amigos sejam tão amigos de bens que não lhes pertence. Talvez o pai e a mãe deles não ensinaram que é errado roubar. E se ensinaram então esqueceram-se. Agora , por favor responda-me: porque será que senhor não conversa seriamente com eles? Os amigos não são pra isso? A nação inteira confiou e confia no senhor. Não queremos um presidente perfeito. Mas contentamos com um presidente, que honre as suas promessas de campanha e trabalhe para construir um país mais igualitário. E vejo que estamos longe disso. Portanto querido presidente, tenha pena dos seus eleitores. Tenha pena do país. Estamos cansados de sonhar. As pessoas que o aconselham atropelam as leis sem receios e ainda por cima reprimem a contestação verbal. Acho que o senhor concorda comigo que desta forma não se pode continuar. O senhor aceita arregaçar as mangas, limpar a sua casa dos oportunistas e fazer a sua parte?

Respeitosamente,

Por um futuro melhor

0 comments: