terça-feira, julho 20, 2010

RSA: nacionalização do sector mineiro

A Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANCYL)afirma ter convencido o partido no poder na África do Sul para incluir a questão da nacionalização das minas na agenda do seu Conselho Nacional Geral (NGC), a ter lugar em Setembro deste ano. Falando ao semanário sul - africano 'Sunday Times', que se edita em Joanesburgo, Floyd Shivambu, porta-voz da ANCYL, revelou segunda-feira que estão em curso discussões acerca do assunto a nível das estruturas do ANC.Julius Malema, o controverso líder da ala juvenil do partido no poder na Africa do Sul, também confirmou que o debate sobre a nacionalização das minas estará no centro da agenda do NGC, marcado para finais deste ano.
'A verdade deve ser dita; não acerca de mim, mas da iniciativa da liga', frisou Malema.
Jackson Mthembu, porta-voz do partido, disse que o NGC não apenas discutira a questão da nacionalização das minas, mas também ira passar em revista o trabalho desenvolvido pelo partido e governo desde o congresso de Polokwane, em Dezembro de 2007. Shivambu afirmou que o ANC convocara uma reunião para discutir a questão da nacionalização do sector mineiro, o suporte da economia do pais, acrescentando que a Liga e o ANC - que varias vezes desmentiram a tomada das minas - estão agora a falar da questão com a mesma linguagem.Ele indicou que a ala juvenil poderá encorajar o partido a 'copiar' o programa da reforma da terra zimbabweano, acrescentando que muitos não compreendem o que exactamente aconteceu no Zimbabwe.Não existe nada de errado no programa da reforma zimbabweana e que na Africa do Sul pode ser realizado sem que haja percepção de que se esta a violar os direitos humanos.
'Aqueles que não estão de acordo com a Liga procuram desviar a atenção com objectivo de proteger os seus interesses. Mas devem saber que não podemos ser guiados por interesses da minoria. A melhor maneira de celebrar Nelson Mandela e tornarmo-nos mais decivisos na luta pela liberdade económica', frisou.O NGCs e convocado para debater assuntos relacionados com a politica da organização.Assim , o Comité Nacional Executivo (NEC) do ANC reune-se próxima semana para preparar a agenda do NGC.Aquele orgão de decisão entre os congressos também ira discutir se as eleições locais, provinciais e nacionais deverão realizar-se ao mesmo tempo.(AIM)

0 comments: