segunda-feira, abril 22, 2013

Não basta ter condições.Saber fazer saber.


Manuel Veterano já não é presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique, desde a última terça-feira, por decisão do Conselho de Ministros, que aprovou a nomeação de Emanuel da Conceição Chaves para o cargo.O economista,gestor de empresas e antigo jornalista da Rádio Moçambique cessa funções por ter terminado o seu mandato de quatro anos, iniciado em Março de 2009, mas deixa obra feita, como nunca na história daquela empresa, sobretudo na área de infra-estruturas. A seguir, uma breve revista de algumas das mais importantes realizações da ADM durante o mandato de Manuel Veterano.
O aeroporto de Maputo beneficiou de uma reabilitação de raiz, que o transformou num cartão-de-visita da cidade capital. A modernização do terminal doméstico do Aeroporto Internacional de Maputo, inaugurado no dia 17 de Outubro de 2012 pelo Presidente da República, Armando Guebuza, custou cerca de 130 milhões de dólares e arrancou em 2007, com a construção de um novo terminal de carga, uma sala VIP e uma torre de controlo de tráfego aéreo em toda a região sul do país.O terminal tem a capacidade para atender, numa hora, 580 passageiros, contra 100 do antigo terminal. Num ano, o novo terminal poderá atender dois milhões de passageiros, contra os anteriores 150 mil.Dispõe de 14 balcões de atendimento para check-in equipados com tecnologia moderna de atendimento ao passageiro, duas salas amplas para o embarque e desembarque de passageiros, uma área comercial, agências de viagens, restaurantes e lojas diversas.A construção do novo terminal doméstico faz parte da segunda fase do projecto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, que iniciou em Março de 2011.
Ao fim de 13 meses de reconstrução, o aeródromo de Vilankulo, província de Inhambane, foi inaugurado pelo Presidente da República, em Abril de 2011. A infra-estrutura, que custou cerca de 10 milhões de dólares americanos, ampliou a sua capacidade dos anteriores 75 mil para 200 mil passageiros por ano.Com uma área de 2 700 quilómetros quadrados, onze vezes maior que as instalações anteriores, a infra-estrutura dispõe de equipamento electrónico sonoro e digital para passageiros, espaços amplos para restaurantes, lojas, duas salas de embarque separadas - para voos domésticos e internacionais -, serviços de apoio ao passageiro, parqueamento geral pavimentado com capacidade para 60 carros, três autocarros e três cabines de rent-a-car.
O Aeroporto Internacional de Pemba está em obras de remodelação e ampliação, um trabalho que iniciou no dia 12 de Fevereiro de 2013, que deverá durar aproximadamente seis meses.O projecto está avaliado em cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos, financiados por fundos próprios da ADM.As obras de remodelação e ampliação compreenderão duas fases, sendo a primeira a de ampliação e remodelação da aerogare, onde se encontram as actuais salas de embarque e desembarque - passará a albergar 360 passageiros, no lugar dos actuais 80, e terá uma área de cerca de 3 000 metros quadrados.Na segunda fase, prevê-se a reabilitação da pista de aterragem, placa de estacionamento de aeronaves, caminhos de circulação das aeronaves, assim como a construção de um novo espaço de estacionamento de automóveis, numa área adjacente à actual área de estacionamento.

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