domingo, abril 07, 2013

Dia da Mulher Moçambicana


Por ocasião do 7 de Abril queremos endereçar à Mulher Moçambicana as nossas calorosas saudações pelo seu activo envolvimento em diferentes esferas de luta contra a pobreza e pelo progresso e bem-estar do nosso Povo heróico. Na verdade, o lema das celebrações deste ano reconhece esses feitos e insta a Mulher Moçambicana para, no ambiente de diálogo na sociedade, reafirmar a sua entrega na luta contra a pobreza, o analfabetismo, a violência doméstica bem como a violação e abuso sexual de menores e o tráfico de seres humanos.
Congratulamo-nos pela celebração do 40º aniversário da Organização da Mulher Moçambicana, a organização pioneira vocacionada para o enquadramento da mulher moçambicana na agenda nacional de cada etapa da Nação Moçambicana. Quarenta anos depois, Moçambique orgulha-se de ter um forte movimento feminino, cuja contribuição é inegável na superação dos diferentes desafios enfrentados pela mulher e pela nossa Pátria Amada.
O dia 7 de Abril, que também é um dia de celebração da vida e obra da Heroína Nacional Josina Machel, é um dia de reflexão e de celebração desses feitos mas, ao mesmo tempo, consagra-se como um momento de lançar um olhar para a frente sobre as oportunidades que despontam no horizonte para a Mulher Moçambicana aumentar e diversificar as suas acções de luta pela sua própria emancipação e de uma crescente participação na luta contra a pobreza.
É olhando para aquilo que alcançou nos últimos quarenta anos, em particular, e para aquilo que poderá realizar em prol da sua própria emancipação e desta Pátria de Heróis que a Mulher Moçambicana se vai galvanizar para fazer das quartas Eleições Autárquicas, um momento de festa e de convívio e, sobretudo, de reforço da nossa auto-estima, da Unidade Nacional e da Cultura de Paz.
Bem-haja a Mulher Moçambicana.

Armando Emílio Guebuza
(Presidente da República de Moçambique)

0 comments: