quinta-feira, junho 21, 2012

Temos uma oposição mafiosa !- acusa o MPLA

A agitação social e política voltou a tomar conta durante todo o dia de ontem de algumas artérias da cidade de Luanda, depois de um numeroso e enfurecido grupo de ex-militares das antigas forças armadas do MPLA (FAPLA) e da UNITA (FALA) ter saído a rua reclamando o pagamento dos subsídios de desmobilizados.  A este grupo de reivindicadores juntaram-se também ex-combatentes do ELNA (antigo exército da FNLA), do Batalhão Bufalo e Batalhão Tigre, que a meio da manhã foram rechaçados por efetivos da policia antimotim, quando pretendiam dirigir-se à zona adjacente ao Palácio Presidencial em direção ao Ministério da Defesa.  Circulam informações que apontam para a existência de pelo menos dois feridos.
As forças de segurança recorreram a gás lacrimogéneo e a disparos para o ar para dispersar os revoltosos, que arremessaram pedras e outros objetos contra a Polícia de Intervenção Rápida.  O trânsito na zona da Maianga foi interrompido durante várias horas, depois de ter sido instalado um poderoso aparato militar destinado a impedir a marcha dos ex-militares rumo ao Palácio Presidencial.  Esta é a segunda manifestação de protesto dos antigos militares, cuja cúpula havia sido recebida há quinze dias pelo chefe de Estado Maior das FAA, general Sachipendo Nunda, que lhes garantiu a liquidação dos subsídios até ontem.
As autoridades alegam ter encontrado efetivos "fantasmas" na lista apresentada pelos ex-militares como argumento para não terem procedido ao pagamento dos subsídios.
Terminado o prazo acordado entre as duas partes, os ex-combatentes, que estão a ser acusados de terem sido incitados por dirigentes da UNITA, Bloco Democrático e CASA, desencadearam hoje uma manifestação que instalou o pânico entre a população de Luanda.
Os jornalistas foram impedidos de fazer uso dos telemóveis ou de máquinas fotográficas para recolherem imagens. Receando o pior, a embaixada da Alemanha anulou uma receção que deveria ter lugar esta noite nas instalações da Cefojor. A embaixada dos Estados Unidos, na zona do Miramar, registou também a presença de um aparato policial de dimensão muito maior do que o habitual, depois dos manifestantes  se terem dirigido para aquelas instalações. Ao princípio da noite de ontem, uma delegação dos ex-militares deveria encontrar-se no quartel das transmissões com altas patentes do estado maior das FAA para a solução definitiva deste caso.

0 comments: