sexta-feira, junho 15, 2012

Peregrinação à Igreja de N. S. de Fátima de Muliquela

A 1º Peregrinação Diocesana com motivo do dia 13 de Maio contou com numerosa partcipação de fiéis. provenientes dos quatro pontos cardinais da Diocese. Praticamnete estiveram representadas quase todas as Paróquias da Diocese: desde Pebane, no litoral, até Molumbo nos limites com o Malawi.
Desde as primeras horas da manhã dia 12 de Maio, as nossas estradas presenciaram a passagem dos peregrinos, que se fizeram transportar em camiões e em viaturas ligeiras.  Vimos camiões carregados de peregrinos das Paróquias do litoral Naburi, Mualama e Pebane; da sede da Diocese, a Paróquia da Catedral; das paróquias limítrofes de Ile, Invinha e Namarrói; e das mais longe em direcção ao norte, as paróquias de Lioma e de Molumbo, já na fronteira com o Malawi. A viagem de alguns durou mais de quatro horas, como, por exemplo, os  fiéis que vieram do Distrito de Pebane e dos Postos Administrativos de Mualama e de Naburi. Entre os cristãos de ile encontrava-se a Srª Administradora do Distrito.Também peregrinou a Madre Geral das Irmãs de jJesus Maria e José, que se encontrava de visita às Irmãs da sua Congregação que trabalham, precisamente, na Paróquia de Ile.
Um destacamento da  Polícia local se encarregou de vigiar pela ordem pública e pela segurança de todos os pregrinos. O pessoal do Centro de Saúde de Muliquela, acompanhado pela ambulância do Hospital Distrital, se encarregou por vigiar o estado de saúde dos que manifestaram qualquer problema.
O peregrinos foram  pontuais. Como estava programado, às 15.30H do dia 12.05.2012, todos estavam no lugar indicado para o começo da peregrinação. Um grupo de quatro senhoras da Paróquia de Ile, carregou o andor com a belissima imagem de N. S. de Fátima e adornado com flores de varias cores. O Sr. Bispo, com breves palavras, indicou o sentido desta 1ª Peregrinação Diocesana ao templo paroquial de N. S. de Fátima, escolhido por ser a primeira Igreja dedicada a N. S. na Diocese de Gurúè. Esta Paróquia foi fundada há já 72 anos.Durante as duas horas que durou a procisão, desde a Estrada Nacional até à Igreja de Muliquela, os peregrinos com uma vela e o terço nas mãos, tiveram nos seus lábios uma prece continua, uma oração, um cântico de louvor, de penitência e de invocação pela paz, pelas famílias, pela Diocese e por todo o mundo.
Chegados à Igreja da sede da Paróquia, celebrou-se a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. Francisco Lerma e concebrada pelos Padres que acompanharam os peregrinos das Paróquias mencionadas anteriormente.
Às 20.30H, começou a Adoração ao Santíssimo Sacramento, por turnos de uma hora cada, que durou toda a noite e toda a madrugada, até a hora da Missa.
A Eucaristia do Enceramento começou às 8.00H, presidida por D. Francisco Lerma e concelebrada por D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito, e por todos os Padres presentes: P. Francisco Cunlela, Vigário Geral; P. Paulino Nicau, Vice- Reitor do Seminário de Quelimane; P. Daniel Raul, Pároco da Catedral; P. Miguel Oliveira, Vigário Paroquial da Caetral e Vice Reitor do Seminário de Gurúè; P. Manuel José Nassuruma, Secretário da Diocese; P. Daniel Xadreque, Pároco de Ile; P. Inácio dos Santos, Vigário paroquial de Ile; P. Pedro Esquadro, Vigário Paroquial de Ile; P. Rito Alberto, Pároco de Mualama e Moderador de Naburi; P. Eustáquio César, Vigário Paroquial de Mualama; P. Américo António, Vigário Paroquial de Pebane; P. Ángelo Tavares, Vigário de Mulevala; e P. Francisco Matias, Pároco de Namarrói.
Na Celebração da Eucaristia também participaram a Srª Administradora do Distrito de Ile e a Madre Geral das Irmãs de Jesus, Maria e José e mais outros representantes das Confissões Religiosas e Autoridades Civis.A peregrinação encerrou às 10.30H. com a Consagração da Diocese a nossa Senhora, o cântico de despedida e saudação fraterna entre todos os participantes.

0 comments: