quinta-feira, junho 14, 2012

O milagre é uma farsa!

É pouca vergonha para o nosso país com a reputação que tem, ter de ficar indiferente em relação a certos problemas que afectam os moçambicanos. Esta carta vem reforçar o que o arcebispo Dom Francisco Chimoio declarou no jornal “Notícias”.
Sou filho de um bispo de uma igreja e o meu irmão mais velho é secretário-geral da Igreja Católica do bairro Ferroviário das Mahotas, mas o que tenho assistido hoje em dia com algumas confissões religiosas é mesmo incrível. Diz-se muitas vezes que o mundo terá o seu fim. Outros dizem que ao aproximar-se o fim do mundo surgirão várias igrejas. Nisto quero falar de algumas igrejas que a cada dia que passa vão surgindo. É claro, a igreja também é o coração de cada um porque mesmo frequentando a igreja noite e dia, se não tem coração puro e não tem fé, de nada vale ir à igreja. A igreja hoje virou um mundo de negócio, pois qualquer um acha que a vida está difícil e para não roubar e ganhar dinheiro honestamente opta por fundar uma igreja. Considerados estes pressupostos, nada antevia que nos nossos tempos viessem a proliferar igrejas – empresas (diga-se mega-empresas), onde reina a extorsão, a burla, o charlatanismo, a superstição, milagres simulados e profetas à nova moda. Trata-se de um negócio verdadeiro que ocorre à luz do dia e que urge o Estado, através dos órgãos apropriados, travar com urgência em defesa do povo incauto e desprevenido que cai nas malhas de um grupo de espertalhões, ávidos de melhorar as suas condições socioeconómicas. Estas todas igrejas com timbre de poder de amor de reino de qualquer coisa, marcadamente internacional pela sua designação, não raras vezes se confundem umas das outras e preferem um certo tipo de mercado e perfilham o seu negócio. Quando necessário até se perseguem, fazem chantagem e embargam as possibilidades que uma outra tem de se estabelecer num determinado local. Para estas igrejas, o milagre é possível desde que se pague. O seu Deus é tão carente que para te abençoar precisa-se de pagar. Trata-se de um Deus que atende o seu povo com base em classes sociais.
Agora, em cada esquina, se consegue alugar uma garagem, pôr lá uma cadeira, pegar na bíblia, começa a dizer que a tua igreja, onde existe Deus, é só ai.
Afinal, onde viu tal Deus? A questão que se coloca é a seguinte:
Por que não somos solidários uns com os outros? Por que não possuímos o espírito e atitude de entreajuda?
Por que a maior parte das vezes nos damos por vencidos por indivíduos com comportamento desviante?
Cada um de nós poderia responder a estas questões fazendo uma introspecção e colocando-se no lugar desses que um dia foram vítimas de assalto e mesmo implorando pelo socorro foram ignorados.
Pouco acredita-se que uma multidão de gente que fica a assistir uma pessoa a ser assaltada por dois ou três malfeitores não tem força suficiente para neutralizá-los. O que se pode aceitar é que vivemos numa sociedade de estranhos, onde o outro morreu somente vive o “eu”. A igreja no mundo sempre é bem vinda mas temos que ver onde a construímos. Sinceramente nunca tinha visto que alguém para enriquecer precisa gastar montões de dinheiro seguindo o caminho de Deus. Alguns dirigentes das igrejas incutem nos crentes que ao dar a Deus, ele pode dar mais em recompensa. Será que na era de Jesus Cristo a pregação do Evangelho era feito assim, com cobranças em dinheiro?
Será que esses milhões em dinheiro que eles são os detentores do milagre porque não fazem isso e colocam toda gente saudável? Se eles não fazem isso é porque não o conseguem e o povo continuará a ser enganado. Eles não curam nada. Na verdade é uma farsa e todos os dias estão a enganar as pessoas. Muitos que dizem que são curados, ninguém sabe de onde vieram, onde vivem. Apenas somos surpreendidos com gente a dizer-se curada. Quem a viu doente, segundo o arcebispo Dom Francisco Chimoio. Sobre os mortos, devo dizer que merecem dignidade e o respeito. A propósito do aborto, eu fui directamente afectado pela morte da minha esposa no ano passado, vítima de aborto clandestino e quando faltavam dois meses para a realização do nosso casamento oficial, tendo deixado três crianças e o último com quatro anos de idade. Os abortos clandestinos constituem outra causa importante de mortalidade no nosso país.
O mais caricato de tudo é que parece que o pobre perdeu o seu espaço neste Deus dos dízimos. O pobre é o último a ser reconhecido. Notamos claramente uma discrepância do Deus, revelado por Jesus Cristo, que é um Deus de amor incondicional que acolhe a todos como filhos e não discrimina.(A. Mujovo)

0 comments: