segunda-feira, dezembro 10, 2012

Asas de Moçambique


As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), maior transportadora aérea nacional, está a realizar um plano de negócios com vista a posicionar-se melhor no mercado para responder à crescente demanda dos serviços de transporte aéreo no país.Segundo a administradora delgada da LAM, Marlene Manave, o plano vai indicar a frota que a companhia deverá possuir nos próximos cinco anos e o volume de investimentos necessário para a concretização desse.A companhia pretende, por outro lado, equilibrar o número de aeronaves alugadas com as que são, efectivamente, sua propriedade.Para já, está prevista a aquisição de mais uma aeronave a jacto do tipo Embraer 190 (E190), que deverá chegar ao país em Outubro do próximo ano.Segundo Manave, a LAM está, neste momento, a procura de financiamento para a aquisição dessa aeronave.“Estamos a elaborar um plano de negócios para os próximos cinco anos, em parceria com uma empresa privada, para ver qual será a nossa frota nos próximos cinco anos. Queremos comprar uma nova aeronave e esperamos que em Outubro já esteja no país”, frisou.Manaveacrescentou que “estamos a busca de financiamento para tal, porque achamos que é importante equilibrar as aeronaves alugadas e da nossa propriedade, de modo a
garantir sustentabilidade da empresa e do negócio”.Manave, falando recentemente em Maputo, a jornalistas, explicou que neste processo de reforço da fota, a LAM pretende colocar os boeing nas rotas de maior procura e os Embraer nas de menor demanda.A LAM conta com uma frota de sete aviões, dos quais, três Embraer 190, um Boeing e outros três Bombardier Q400 turbo-hélice. A este número acrescem outras duas aeronaves da sua subsidiária, a Mex.De salientar que a LAM acaba de receber dois aviões, nomeadamente um boeing 737-500 com capacidade para transportar 111 passageiros, dos quais 12 na classe executiva e 99 na económica, bem como 14 toneladas de carga. O segundo avião é um Embraer 190 de fabrico brasileiro aeronave com capacidade para levar 103 pessoas, 84 na classe económica os restantes 9 na executiva, ao mesmo tempo que pode carregar 12,7 toneladas de carga.A LAM foi criada em 1936 com a designação de DETA (Direcção de Exploração de Transportes Aéreos) como uma divisão de exploração dos serviços dos Portos e Caminhos-de-Ferro.Após a Independência, por decreto 8/80 de 19 de Novembro de 1980, é extinta a DETA e criada a LAM, uma empresa estatal sob tutela do Ministério dos Transportes e Comunicações.

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