terça-feira, outubro 11, 2011

“Kanimvuba”

A Comissão Nacional de Eleições (CNE), através do seu porta-voz, Juvenal Bucuane, confirmou que se inscreveram sete candidatos às presidenciais municipais intercalares em Cuamba (Niassa), Pemba (Cabo-Delgado) e Quelimane (Zambézia), marcadas para 7 de Dezembro próximo. A Frelimo e o MDM concorrem nas três autarquias e só em Pemba os seus respectivos candidatos terão de enfrentar um candidato de outro partido. Em Pemba, o PAHUMO avança com um candidato.A CNE não revelou os nomes dos candidatos inscritos pelos partidos políticos referidos.Juvenal Bucuane deu a conhecer por outro lado que o PARENA simplesmente desistiu da sua intenção de concorrer inicialmente manifestada. Não apresentou nenhum candidato.“Não existirá nenhum prolongamento dos prazos das inscrições”, confirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições. O prazo para inscrições terminou no sábado. Como era fim-de-semana foi estendido até ontem às 15h30. Juvenal Bucuane anuncia, entretanto, que actualização do recenseamento eleitoral nos três municípios começa no dia 13 de Outubro, e termina a 01 de Novembro próximo.Juvenal Bucauane não precisou a data do começo da campanha eleitoral, tendo nos dito apenas que arranca depois do recenseamento eleitoral e terminal 48 horas antes da votação ou seja a 5 de Dezembro

Entretanto o partido Frelimo na cidade de Quelimane, está a promover uma campanha política de mobilização das populações de Iregel, localidade de Namacata, terra natal do falecido general Bonifácio Gruveta, e das localidades de Maquival e Madal, para se irem recensear a partir de 13 de Outubro corrente para garantir a votação no candidato Lourenço Aboobacar nas presidenciais intercalares de 7 de Dezembro próximo. A Frelimo está a promover tais campanhas em Iregel, Maquival, Mexixine, Madal, todas elas no distrito de Nicoadala, vizinho do município de Quelimane.A sede do distrito de Nicoadala dista 30 quilómetros do Município de Quelimane.Recentemente, a primeira-dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, esposa do presidente da República, Armando Guebuza, pernoitou em Iregel e transmitiu a mensagem de que os moradores deviam votar na Frelimo.Também o governador da província da Zambézia, Itai Meque, tem estado em incursões a pedir votos para o candidato da Frelimo, tendo estado recentemente reunido com os professores de Quelimane a fim de pedir votos para o candidato da Frelimo.

Já o Grupo de Teatro “Kanimvuba” ou seja “Não escondemos”, está a promover uma peça teatral em que critica a renuncia “forçada” do presidente do Conselho Muncipal da Cidade de Quelimane. O título da peça teatral é “A Renúncia do Pio Matos”. Critica o partido Frelimo por ter obrigado o então edil de Quelimane a se demitir.O anuncio da peça está espalhado por todos os cantos da cidade de Quelimane, nomeadamente no Mercado Central, um local de grande convergência da população da urbe.Os membros do grupo dizem terem sofrido ameaças quando começaram a apresentação da peça, mas continuam a apresentar a peça nos mesmos moldes previstos.Pio Matos renunciou do cargo do presidente do município de Quelimane, tal como sucedeu com os seus colegas da Frelimo, em Cuamba, na província do Niassa, e Pemba, capital da província de Cabo Delgado. As renúncias foram impostas pelo partido Frelimo por nos municípios em questão os seus correligionários estarem a ser fortemente criticados pelo desempenho.Os demissionários, por seu turno, dizem nos bastidores que nada podiam fazer sem o apoio do seu partido. Fontes do partido no poder dizem, contudo, que os seus edis demissionários vinham exercendo uma gestão desastrosa. (Bernardo Álvaro)

0 comments: