sábado, junho 08, 2013

"cultura inadequada se fizermos dela um ídolo"



No mês de Junho de 1953, umas dias depois da graduação do meu pai, Eduardo Mondlane, do Oberlin College, ele escreveu essas palavras numa carta para futuro esposa e mãe das seus filhos, Janet Johnson. Na altura em EUA ainda havia estados aonde casamento entre a “raça” branca e negro era ilegal. Ele estava a contemplar o futuro que eles ião confrontar. Ele escreve,

“… O mundo está á espera da altura em que o homem se encontra com outros em termos do seu valor humano e não em termos da cor (do seu pele) ou do idioma. As culturas estão a misturar-se lenta mas implacavelmente. Há uma comunicação cada vez mais rápida tanto física como espiritual.
… Tudo isto significa (é) que tu e eu podemos ser cidadãos do mundo se assim o desejarmos...O mundo está esfomeado (está necessitando) de pessoas que possam sair e encontrarem-se com outros seres humanos. Não me interpretes mal, eu não quero dizer que qualquer cultura seja má ou inadequada. O que eu quero dizer é que qualquer simples cultura pode ser inadequada se fizermos dela um ídolo. Ao mesmo tempo que amamos a nossa própria cultura, não nos podemos esquecer que é uma parte e apenas uma parte de um mundo maior – a humanidade. Esta ideia é hoje aceite por milhões de pessoas, mas é difícil encontrar alguém que se aventure mais além (que pouse ir mais além), excepto muito poucos (vamos ser) esses poucos. As gerações futuras vão estar agradecidas por termos iniciado, mesmo que os nossos nomes desapareçam na confusão do progresso.” (Chude Mondlane)

0 comments: