terça-feira, março 27, 2012

Aló Moçambique!!!

PENITENCIARIA INDUSTRIAL - O Ministério moçambicano da Justiça vai construir um complexo prisional com capacidade de albergar um universo de 3000 reclusos, no quadro de esforços visando descongestionar os estabelecimentos prisionais. O complexo prisional, avaliado em 48 milhões de meticais (1,8 milhões de dólares americanos), cujas obras arrancam ainda no decurso do corrente ano em parte ainda por identificar na região Sul do país, vai integrar todos os níveis de cumprimento de penas entre eles a máxima segurança, menores, femininos, penas regulares, entre outros niveis. Serão desenvolvidas na nova penitenciaria várias actividades como é o caso da agrícola e industrial. Os reclusos serão também formados em áreas técnicas como serralharia, carpintaria e avicultura.

A Policia moçambicana (PRM) confirmou que a cidadã japonesa que perdeu a vida na semana passada no distrito de Maganja da Costa, província central da Zambézia, foi vítima de suicídio. Akiko Okimura, 41 anos de idade, suicidou-se na Quinta-feira última com recurso a uma corda.O corpo da vítima foi encontrado no seu escritório, no dia seguinte da ocorrência. Em vida, Akiko Okimura trabalhava como coordenadora da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) na província da Zambézia, onde esta instituição nipónica está a desenvolver um projecto agrícola no distrito de Maganja da Costa, concrectamente no baixo Licungo Nante.

MORRE-SE MUITO AO VOLANTE - Pelo menos 19 pessoas morreram semana passada em Moçambique vítimas de 50 acidentes de viação registados durante esse período. Além deste número de vítimas, os sinistros feriram 49 pessoas, 26 das quais em estado grave.O porta-voz do Comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, disse que 14 dos acidentes aconteceram devido ao excesso de velocidade. Outros quatro foram corte de prioridade, três ultrapassagens irregulares, entre outras causas. Assim, essas formas de condução resultaram em 34 atropelamentos, seis despistes e capotamentos, 10 casos de choques entre carros, entre outros tipos de acidentes. Igualmente, a Polícia confiscou mais de 350 cartas de condução, 70 das quais pertencentes a titulares encontrados a conduzir sob o efeito do álcool.

OURO E RUBI ROUBADOS - As autoridades governamentais do Niassa, no norte de Moçambique, apreenderam, no ano passado, nove quilogramas de ouro extraídos na localidade da Nova Madeira, distrito de Sanga. Segundo Sertório de Azevedo, director provincial dos Recursos Minerais e Energia, citado pelo jornal “Diário de Moçambique”, aquela quantidade de ouro foi apreendida na posse de 20 cidadãos estrangeiros, todos de nacionalidade tanzaniana, 14 dos quais puseram-se em fuga quando interpelados pelas autoridades.No mesmo período, foram ainda apreendidos na localidade de Mzawize, distrito de Mavago, 13 quilogramas de rubi, na posse de moçambicanos e tanzanianos, bem como 836 quilogramas de granada nas minas de Cuamba. Todos os minérios apreendidos reverteram a favor do Fundo do Fomento Mineiro.

JANELA ELECTRÓNICA - Operadores de diversas áreas de actividade de comércio externo baseados na província de Sofala, no centro de Moçambique, estão a ser formados no âmbito da implementação e operacionalização do sistema da Janela Única Electrónica no Porto da Beira, de modo a fazerem uso da nova tecnologia de desembaraço célere de mercadorias. Assim, a referida formação vai beneficiar funcionários aduaneiros das Alfândegas, despachantes aduaneiros, agentes de navegação e operadores de navios, agentes transitários, operadores de terminal de carga, importadores e exportadores, autoridade portuária e bancos comerciais. Refira-se que vários Bancos nacionais estão a conduzir testes de sincronização dos seus sistemas informáticos, com a Janela Única Electrónica para o registo e validação dos pagamentos de imposições aduaneiras efectuados nas suas agências. O projecto da Janela Única Electrónica terá um impacto substancial na melhoria do ambiente de negócios em Moçambique, prevendo-se uma redução substancial no tempo necessário para o desembaraço de mercadoria no país.

CRÉDITO SALVADOR- O Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, disse que o financiamento do apoio directo ao orçamento do Estado para 2012, no valor de 110 milhões de dólares norte-americanos, contribuirá para materializar os esforços consagrados no quadro da condução da política macroeconómica.O oitavo crédito de apoio para a redução da pobreza vai, segundo Cuereneia, apoiar também na gestão macroeconómica e o aprofundamento das reformas na gestão das finanças públicas. “Vamos melhorar em quantidade e qualidade os serviços públicos de educação, saúde, água e saneamento, estradas e energia; prosseguir com a consolidação de umaadministração local do Estado e Austárquica ao serviço do cidadão”, disse o Ministro.

TRILIÕES DE GAZ - A companhia italiana ENI East África Moçambique anunciou, a descoberta de mais um significativo reservatório de gás natural na bacia sedimentar do Rovuma, na sequência da abertura de mais um furo denominado Mamba Norte Leste-1.Com esta descoberta, segundo um comunicado do instituto Nacional de Petróleo (INP), sobem para 40 triliões de pés cúbicos (Tcf) as reservas de gás natural descobertas na área 4 concessionada à ENI East África Moçambique. Durante o presente ano, a ENI East África Moçambique vai proceder à abertura de mais quatro furos para avaliar o potencial adicional do Complexo Mamba em prospectos vizinhos.Em Moçambique, a bacia sedimentar do Rovuma é neste momento a mais activa em termos de pesquisas de hidrocarbonetos. Somando as descobertas das duas companhias, ENI e Anadarko, conclui-se que até aqui podem ter sido descobertos nos últimos dois anos, só no bloco do Rovuma, pouco mais de 70 triliões de pés cúbicos de gás. Recorde-se que mais a Sul, na bacia sedimentar de Moçambique, a petroquímica sul-africana Sasol está a explorar gás natural os campos de Pande e Temane, donde está a ser exportado para a vizinha África do Sul.

0 comments: