terça-feira, março 31, 2009

Visão de Edson Macuácua

O jornal "DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE" publicou na sua edição de 24 de Março uma entrevista feita ao Secrectário do Comité Central da Frelimo para a mobilização e propaganda. Pelo seu interesse, alguns extratos desta entrevista conduzida pelo jornalista Arsénio Cruz.

DM- Como encara o denominado Movimento Democratico de Moçambique (MDM)?
EM- Não estamos em presença de um novo partido.Estamos em face de um desmembramento da Renamo em dois partidos... é uma génese patológica, na medida em que este partido não é um partido formado por gente nutrida de valores ou convicções de pretender servir o país.É sim um partido que emerge de um grupo de desertores e dissidentes que são movidos por uma ideologia de ódio e vingança.
DM- O MDM diz que há membros da Frelimo que se filiam a este partido.Não há mais membros a desertarem?
EM- A Frelimo tem aproximadamente três milhões de membros no país.....eles tentam usar o artificio para procurar distrair e enganar a opinião pública recorrendo a métodos de mediatização de um determinado individuo, de um determinado cartão,o que para nós não tem nenhum significado dentro das fileiras do nosso partido.....para os militantes da Frelimo , que são militantes com convicção e que são membros activos vinculados e enquadrados,eles em nenhum momento se deixam enganar por este movimento....aliás,foi visível no próprio acto de criação deste partido que os participantes eram em grosso modo membros da Renamo.
DM-Este movimento da Frelimo que s everifica em Sofala não terá a ver com a criação do MDM?
EM- Não, pelo contrário, aqui vê-se a diferença entre a Frelimo e o referido movimento.É que enquanto a Frelimo trabalha nos distritos de Sofala, trabalha nas localidades de Sofala, o referido movimneto está a trabalhar na Europa....portanto enquanto eles agem como um instrumneto do estrangeiro e, neste caso, estão neste momento com os seus aliados na Europa, nós estamos com os nossos aliados aqui no terreno, que são os moçambicanos, que é o povo moçambicano.
DM- Daviz Simango surpreendeu nas últimas eleições autárquicas como independente. Agora como líder do MDM, acha que vai surpreender nas eleições presidenciais, legislativas e provinciais?
EM – Daviz Simango não foi independente nas últimas eleições autarquicas. A sua candidatura foi formalmente apresentada em nome de um grupo concrecto constituído por cidadãos que até já tiveram assento na Assembleia Municipal.
DM- O que acha da posição de D.Simango de logo a seguir das autarquicas , criar um partido através do qual vai concorrer as eleições provinciais,legislativas e presidenciais?
EM- É um comportamento atípico......mas de ponto de vista de coerência, ele acaba sendo um animal atípico....é possível que haja certos individuos imediatistas que pretendem tirar benefícios e proveitos e que estejam a intrumentaliza-lo e a empurra-lo para o seu próprio precipício.... o partido não pode ser um somatorio de desertores,pois pode ser realmente um colosso de pernas de barro que a qualquer momento se pode esfumar.
DM-Durante a sua passagem por Portugal,D.Simango disse que o principal objectivo do MDM é evitar que a Frelimo tenha mais de dois terços nas próximas eleições.Quer comentar?
EM-Aquí revela-se a grande fragilidade política desta organização,pois eles não deveriam se organizar em função da Frelimo.
DM- Quer dizer que D.Simango teme a vitória da Frelimo nas próximas eleições?
EM-Ele está consciente, está ciente de que os dados concretos no terreno revelam uma ascendência, um crescimento da Frelimo.



0 comments: