terça-feira, março 17, 2009

Boas notícias

Notícias boas geralmente são as notícias que reportam tragédias, mortes violentas, desastres de diversas proporções, histórias de dor e pesar, crises políticas e outros casos estranhos, sangrentos ou sensacionalistas. São estas as notícias que recheiam as páginas dos jornais, televisão e rádio do mundo inteiro.Pois bem, aí está uma pequena amostra de boas notícias. Note bem: boas, pois o quotidiano ainda está repleto de factos positivos.

A EMPRESA Petrobeira vai construir um conjunto de sete reservatórios para o armazenamento e mistura de condensado de gás natural e outros combustíveis líquidos nas suas instalações da Munhava, na cidade da Beira.

MOÇAMBIQUE tem disponível neste momento um excedente de milho estimado em cerca de 75.000 toneladas, o que acontece pela primeira vez em 25 anos.

Metade dos 128 distritos que Moçambique possui terá uma agência bancária dentro de cinco anos, na sequência da Campanha Nacional de Promoção de Poupança.

O BANCO Africano de Desenvolvimento vai desembolsar a primeira tranche dos 45 milhões de dólares correspondentes à sua comparticipação na asfaltagem da estrada Lichinga-Montepuez, viabilizando a ligação entre a província do Niassa aos portos de Pemba, em Cabo Delgado, e Nacala, na província de Nampula.

UMA fábrica de montagem de computadores vai entrar em funcionamento este mês, numa iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com uma multinacional especializada no ramo.

UM grupo de clínicos voluntários de origem Uma equipa coreana constituída por oftalmologistas, enfermeiros, anestesistas e outro pessoal de apoio concluiu com sucesso, no Hospital Provincial de Xai-Xai, um programa de intervenções cirúrgicas a cerca de 90 pacientes padecendo de cataratas.

A TERCEIRA maior universidade pública do país, UniZambeze, sediada na cidade da Beira, em Sofala, iniciou as suas actividades lectivas.

Pelo menos cinco milhões de moçambicanos - um quarto do total da população - terão acesso à energia eléctrica da rede nacional até 2014. Actualmente, a energia eléctrica cobre apenas 14 por cento da população, deixando de fora os restantes 86, sendo Cabo Delgado e Niassa as províncias menos abrangidas pela electricidade.

Claro está que fazer um bloco de boas notícias não é fácil. As tragédias já trazem em si algo de interesse. As boas notícias precisam de ser realmente muito boas, com informações relevantes e alto grau de interesse para prenderem a atenção das pessoas . Insisto: é possível fazer um jornal de boas notícias sem abdicar dos factos, da realidade que não pára, dos escandalos, tragédias e tantos outros assuntos que compõem o retrato complexo de um dia no país e no mundo .

0 comments: