terça-feira, agosto 16, 2011

Quando 2+2 = 3,5

A inflação nacional (índice geral dos preços de bens e serviços) disparou de forma significativa nos primeiros seis meses deste ano, alcançando os 14,7 porcento. Este número, que consta do relatório de balanço do Plano Económico e Social (PES) referente a 2011, liberto a semana passada, contraria as previsões do Governo que estimava conter a inflação nos 8 a 9,5 porcento, e do Fundo Monetário Internacional (FMI) que previa 9,5 porcento. A subida da inflação que tem reflexos nas camadas mais vulneráveis contrariou em 6,7 porcento as previsões do PES aprovado pelo Parlamento e em 5,2 porcento as estimativas do FMI.A tendência da crescente (não prevista) da inflação coloca ao Governo o desafio de encontrar soluções para travar a subida dos preços e o consequente agravamento do custo de vida em Moçambique.O agravamento do custo de vida já se saldou em duas grandes manifestações populares, a 05 de Fevereiro de 2011 e de 1 e 2 de Setembro de 2011.

O Governo sugere, entretanto, que a situação económica no mundo é responsável pelo que está a suceder. Dispara alguns números. Diz que devido a “factores adversos”, tais como os efeitos do terramoto e tsunami no Japão (terceira economia mais poderosa do mundo), houve a subida do preço de trigo durante o semestre. Lembra que em Dezembro de 2010 o preço era 306,5 USD/tonelada, e em Junho de 2011 o preço passou para 326,5 USD/tonelada. Lembra que o aumento dos preços dos combustíveis também influiu, sendo que em Dezembro de 2010 o preço de petróleo estava nos 91 USD/barril e em Junho do corrente ano a 113.8 USD/barril.Mas entretanto o Governo vira a questão da inflação e passa a falar de sucessos. Refere que o balanço do PES de 2011 mostra que durante o primeiro semestre deste ano, a produção global cresceu 7,1 porcento e no PES de 2011 prevê-se crescimento na ordem dos 7,25 porcento em todo o ano.Segundo o Governo, contribuíram para tal crescimento de 7,1 porcento os avanços verificados nas áreas da agricultura, que diz ter sido de 5,6 porcento; de infra-estruturas, que diz ter sido de 1,5 porcento; de transportes e telecomunicações que diz ter sido de 15,6 porcento, etc.O crescimento da agricultura, segundo o Governo, deveu-se, alegadamente, aos investimentos feitos na reabilitação e construção de sistemas de regadios e distribuição de sementes melhoradas; Nos Transportes e Comunicações, deveu-se à adesão da população às tecnologias de informação de comunicação e ao reforço nos transportes urbanos. Na área da manufactura, o crescimento teve como centro no sector alimentar e de bebidas.Diz ainda o Governo que o Metical continuou a apreciar-se: perante o dólar 14,56 porcento, e 5,46 % perante o Rand. 5,25% acima do planificado.

Durante o primeiro semestre, segundo o relatório de balanço do PES, as exportações alcançaram os 635 milhões de dólares. O PES prevê 2.402 milhões de dólares em exportações até Dezembro do corrente ano.Lê-se ainda no relatório do Governo que as reservas internacionais alcançaram os 2095.2 milhões de dólares. Essas reservas, também de acordo com o Governo, ultrapassam a previsão que era de 1995 milhões de dólares.Em termos de futurologia consta ainda no relatório do PES que foram aprovados 114 projectos de investimento privado, que irão criar mais de 18 mil postos de trabalho. Refere o Governo que os investimentos estão virados para as áreas de agricultura, indústria, serviços, hotelaria, entre outras.Acrescenta o Governo que na área de Saúde foram colocados 446 novos técnicos de saúde nos distritos, 85 dos quais são médicos.Diz a mesma fonte que foram feitas 21,7 mil ligações domiciliárias de água potável e 58,2 mil novas ligações de energia eléctrica; abertas 422 novas fontes de água e 947 novas escolas; e aprovados 106 projectos no âmbito do fundo de iniciativa juvenil. (Matias Guente)

0 comments: