sexta-feira, abril 17, 2020

Essa doença é cruel


Boa noite.
Ontem eu tava de 24h no hospital que trabalho.
Cheguei muito cansado em casa e fui dormir...foi difícil pegar no sono, mas o cansaço venceu.
Acordei, pensei nas pessoas e chorei, chorei muito...quanto sofrimento. Você já imaginou uma pessoa que você ama ficar doente e você não poder falar com essa pessoa nunca mais??
 Pois é...ontem isso aconteceu.
Um paciente internado há 1 semana foi a óbito. Os seus familiares o deixaram no dia 02/04 no hospital e só recebem informações por boletim médico.
Pois é **, o Senhor faleceu cercado de gente que ama o que faz, que está arriscando a sua vida para tentar salvar a vida de vocês, mas os familiares desse homem estavam há 10 dias sem poder fazer 1 visita. ...ficamos 10, 12, 16h em pé para dar o nosso melhor...nem sempre é possível evitar.
 Mas o que mais me dói nisso tudo, é olhar pra um familiar e dizer: “O Senhor não pode entrar pra ver, somente por boletim médico, Sr”. Vocês não tem ideia do sofrimento psíquico meu e dos meus colegas com isso tudo.
São 12h, 24h com EPI’s apertando nosso rosto. Saímos, por vezes, com rosto machucado, a mascara da falta de ar. Para beber agua, temos que tirar tudo, nos higienizar e depois por novamente todo o EPI. Vocês tem noção de como é trabalhar assim.
Por isso que digo: Pare de defender o isolamento vertical, o retorno às atividades. Se você não vive isso, a única coisa que você pode fazer por amor ao outro ( que pode ser alguém muito próximo), é ficar em casa.
É acreditar no que nós profissionais falamos.
Essa doença é cruel. Por favor, fique em casa.
Enquanto você torce pra tudo voltar, eu te digo: Nós profissionais fazemos o máximo que podemos na realidade da saúde Brasileira. Mas se todo mundo ficar doente, nós não vamos dar conta, e o nosso coração sofre a cada pessoa que essa doença leva.
Eu te peço mais uma vez: FICA EM CASA!

Aloir Paschoal Junior
a foto de perfil de Aloir Junior, A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, montanha, ar livre e naturezaEnfermeiro Intensivista há 10 anos.

0 comments: