segunda-feira, dezembro 02, 2019

Reservas nunca atingidas


O Gabinete de Estudos Económicos do Standard Bank considera que as reservas de Moçambique em moeda estrangeira subiram para 3,9 mil milhões de dólares, o valor mais alto de sempre, devido a impostos do gás.
Resultado de imagem para Standard Bank
“O recente fluxo financeiro de 880 milhões de dólares em impostos de ganhos de capital, representando o custo da Occidental-Total pela compra dos activos da Anadarko na bacia do Rovuma, ajudou a aumentar as reservas em moeda estrangeira, para o valor mais alto de sempre, 3,9 mil milhões de dólares, o que representa mais de seis meses de importações”, escrevem os analistas. No relatório mensal sobre os mercados financeiros africanos, enviado aos clients, os analistas económicos do Standard Bank escrevem, na parte dedicada a Moçambique, que “o actual nível de reservas em moeda estrangeira deve apoiar o metical apesar de a actividade económica continuar abaixo do potencial”.
Imagem relacionadaO Standard Bank prevê uma “recuperação económica lenta”, com o Produto Interno Bruto a crescer 3,7 por cento em 2020 e 2,5 por cento este ano, “não muito acima do que a taxa de crescimento da população, estimada em 3 por cento, mas mais baixo que a previsão do Fundo Monetário Internacional, que aponta para uma expansão de 5,5 por cento em 2020”.
As actividades do sector primário “continuam abaixo do potencial, e os investimentos no sector do gás natural liquefeito só se vão intensificar na segunda metade do próximo ano”, argumentam os analistas, para explicar a diferença sobre as estimativas do Fundo.
Em 2020 é “possível um programa de apoio financeiro do FMI”, agora que o acordo com os credores da dívida soberana foi concluído e que as agências de ‘rating’ tiraram o país do Incumprimento Financeiro, dizem os analistas, concluindo que isso “apoiaria um avanço nas reformas estruturais e um fortalecimento em matéria de governação, em vésperas de uma previsível ‘explosão’ do sector do gás”.

0 comments: