sexta-feira, dezembro 27, 2019

Que valores queremos fundar a nossa sociedade?


Resultado de imagem para Joe WilliamJoe William é produto dos valores sociais moçambicanos. Na sociologia aprende-se que as sociedade produzem os seus valores que a identifica. Não existem factos sociais sem que pertençam ou identifiquem membros de uma sociedade. O que dissemos que são escolhas pessoais são na verdade escolhas do grupo. Mesmo aqueles actos que consideramos diferentes ou isolados são actos na verdade que resultam da dinâmica do grupo. Os actos existem e prevalecem no tempo porque há aprovação do grupo. Joe William é filho desta sociedade ele identifica-se com os valores desta sociedade. Não somos diferentes de Joe William. Galiza Matos Júnior é desta sociedade pertence ao partido Frelimo. 
Imagem relacionada 
Perguntem a ele quais valores o seu partido vive e transmite? Porque atacar Joe William quando toda farinha pertence ao mesmo saco?
Porque não se indignou quando o honesto é arrancado como capim e os desonestos são premiados?
Porque não indignar-se com acções de um jovem forasteiro, aventureiro que põe pés na presidência e vendem o país? Porque não indignar-se com subornos e aprovação das dívidas que desgraça o povo?

Imagem relacionadaHá quem chamou Joe William de maluco. Um showfista de Brooklin. Joe William não é maluco. A gente gosta assim é espelho desta sociedade, por isso, tem audiências nas televisões, seguidores nas suas acções e fiéis na sua igreja.
Os valores desta sociedade são bens materiais. Quando começarmos a eleger, viver e premiar e afirmar que os verdadeiros valores ou valores mais altos são espirituais (justiça, verdade, integridade, honestidade etc) então nesta altura Joe William desaparece ou reduz-se a sua insignificância.
A honestidade e a justiça...

Perguntem ao jovem Galiza se estes são os valores desta sociedade? 

São valores desta sociedade os bens materiais, o show-off, a ostentação, o roubo, a corrupção. Os charlatães estão sendo promovidos. O roubo passou a ser oficial. Todas organizações juntas dizem assim:"Nas eleições de 15 de Outubro houve roubo, mas não afeta os resultados" O que estamos a ensinar aos nossos filhos com estes oficiais actos? Mesmo que dizer que a filha pode prostituir-se desde que não fique grávida ou não apanhe doença (resultado).
O que faz Joe William que outros moçambicanos endinheirados não fazem? Este ostenta carros de luxos ou viagens, etc. Os filhos dos presidentes ostentam o quê fazem?

Porque não se indignou com o filho do chefe que pediu milhões de dólar pra comprar casa e viver com prostitutas?
Imagem relacionadaOs nossos valores mais altos são, infelizmente, materiais. Como são ganhos ou adquiridos estes valores materiais ninguém se importa.Rosário Fernandes tentou ser íntegro foi arrancado enquanto capim. Presidente Samora o incorruptível foi morto, Carlos Cardoso perseguiu a verdade foi morto. Matavele tentou trabalhar e ser honesto foi-lhe enfiado balas em plena luz do sol. Cistac tentou participar da justiça política e promover a democracia foi alvejado mortalmente em plena luz do sol. 


Não vimos Galiza Matos indignar-se.
Resultado de imagem para galiza matos 

Jesus dizia quem quer seguir-me deixe tudo e me siga.
Quem são premiados nesta sociedade? 
Até os presidentes da República adoram a bajulação e a mentira e promove os bajuladores e oduladores a altos cargos da nação. 

Digam qual e quem dos honestos, justos e íntegro foi premiado neste país?
Resultado de imagem para galiza matos
O mais fácil é indignar-se contra o mais fácil, o fraco da longa cadeia dos delinquentes. Não é por acaso que o partido reconheceu-o o diploma de honra. Honrar uma pessoa significa que representa os mais altos valores desta agremiação.O senhor não se indignou quando o partido recebia 10 milhões de dólares de subornos do roubo em nome do povo. O senhor não se indignou nem quando aprovaram as dívidas do roubo em nome do povo. Se Joe William faz show off de carros o senhor faz show off de "indignação" todos querem ser vistos. Sobretudo nas vésperas das nomeações e da formação do novo governo. Tudo ganha sentido.
Como sociedade temos que repensar sobre quais valores queremos fundar a nossa sociedade. 

Comecemos por premiar a honestidade, a verdade, a justiça. Como indignar-se quando tudo está pobre?

0 comments: