segunda-feira, setembro 17, 2012

“ Novo padrão para a estupidez humana”


O ex-chefe do serviço de inteligência de Israel (Mossad), Meir Dagan, disse, em entrevista ao programa ’60 minutes’, da rede de televisão americana CBS, que um ataque ao Irã é “a ideia mais estúpida” que já ouviu. Para Dagan, a opção de um ataque militar contra o regime dos aiatolás não deve ser tomada “antes de explorar todas as outras possibilidades” de acordo.
Ele acredita que o regime do país persa “é muito racional" e, que em caso de acirramento da crise com Israel, eles já estão “considerando todas as implicações de suas ações”.
A análise de Dagan, que chefiou o Mossad de 2002 até 2010, contraria o discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do ministro da Defesa, Ehud Barak, que defendem um ataque imediato às instalações nucleares iranianas. Neste fim de semana, segundo o jornal americano Huffington Post, Netanyahu declarou que as pessoas que acreditam em uma saída política para a questão nuclear iraniana “estabeleceram um novo padrão para a estupidez humana”.
No início do mês, o ex-diretor da Agência de Inteligência Americana (CIA), Michael Hayden, disse que Israel não tem capacidade para lançar uma ofensiva contra Teerã sem a ajuda americana e descartou a necessidade de uma ação desse tipo agora, já que o programa nuclear iraniano não será capaz de desenvolver armas antes de 2013 ou 2014.

0 comments: