quarta-feira, setembro 12, 2012

Desinteresse grave de jovens pela política!!!

O historiador Egídio Vaz disse que os jovens estão em melhores condições de assumir o poder e conduzir os destinos do país.Vaz reagia assim às palavras do professor Firmino Mucavele, quando a dado passo da sua apresentação dizia que os jovens não estavam preparados para assumir o poder, uma vez que não há confiança entre a “Geração 25 de Setembro” e a “Geração da Viragem”.“Não concordo quando se diz que os jovens não estão preparados para assumir o poder, temos que esperar para assumir o poder na velhice. Os jovens estão na periferia do sistema da gestão do poder poliítico em Moçambique. Na maioria dos casos, não participam. Apenas são  consultados. Consulta e participação são coisas diferentes. Em processos consultivos, o poder de decidir reside no consultor. Cabe ao consultor integrar ou não. Isto causa frustração aos jovens”, disse.
Acácio Beleza, do Conselho Nacional da Juventude, mostrou-se preocupado com a proliferação de instituições do ensino superior no país e do desinteresse dos jovens pelo processo eleitoral.
“Há desinteresse grave de jovens pela política. A abstinência não será fracasso para o projecto desenhado pela Frelimo nos anos 60?”, questionou. 60 por cento do nosso ensino não é bom. Os cursos são longos. Na área do carvão mineral existem estudantes moçambicanos que não sabem pôr uma máquina em funcionamento.
“Temos 43 universidades e sete escolas técnicas. Devia ser o contrário. O ensino não pode ser avaliado pelo número de aprovações, mas, sim, pela qualidade”, disse.Sobre a abstinência, disse que é perigoso não votar. Há falta de confiança pelo menos nas pessoas que não pegaram em armas. (C. Saúte)

0 comments: