terça-feira, novembro 18, 2008

É AGORA!!!

Quarta-feira, 19 de outubro, um pouco mais de 2 milhões e meio de moçambicanos irão às urnas para eleger o novo quadro político de 43 municípios. Vão votar e, votar de forma consciente é a maneira de ajudar a desenvolver e melhorar a vida de cada um . Mas por que votar? Qual a importância do voto? Qual o papel dos cidadãos e das cidadãs neste contexto?
O voto é a forma pacifica e legal de escolher quem nos representará politicamente. Quando votamos, delegamos os nossos sonhos e desejos a outros compatriotas, que acreditamos representarem e lutarem pelos nossos direitos. Todo o cidadão e cidadã deve ter na consciência o protagonismo que ocupam na vida política do país e acima de tudo nos caminhos que o país segue. Ao longo da campanha eleitoral de uma maneira geral os candidatos a presidencia dos municipios não se cansaram de abordar o desejo de expandir os serviços de saúde,da educação, de mais postos de trabalho, água potável, vias de acesso, mercados,etc,etc,
Em suma o compromisso de corresponder ao desejo dos eleitores que anseiam e justamente por um amanhã melhor de ponto de vista social. Mas os eleitores que amanhã têm o previlégio de decidir o futuro dos seus projectos de vida têm que votar. O voto é o principal instrumento que temos para a construção da sociedade e o país que queremos. Todo o cidadão deve ter a consciência da sua importancia no processo de escolha dos governantes.
Por isso é que o voto é coisa séria. Aquele que não vai votar está a admitir que outros tomem decisões por ele e não tem a consciência da responsabilidade e do peso de um voto. Os que não se interessam por política geralmente são governados pelos que se interessam.O voto é poder nas mãos de cada um de nós,é a capacidade de escolher quem queremos que nos represente na presidencia do municipio e respectiva assembleia. Votar é exercer o poder individual para influenciar o caminho que o municipio deve seguir.Não exite, tem nas suas mãos um poder individual poderoso. Use por isso,o seu voto amanhã, o seu voto cujo poder os candidatos a presidentes de municipio tanto pediram nos últimos dias.
Vá votar, mostre que é um moçambicano de verdade!

0 comments: