terça-feira, setembro 03, 2019

A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO


Há quem pense que nós somos um país atrasado, supostamente porque não dominamos nem a ciência, nem a tecnologia, ou porque não temos prédios altos, largas avenidas, grandes indústrias, etc.
Mas quer parecer que a ausência de conhecimento no domínio da ciência e da tecnologia, da construção de largas avenidas ou arranha-céus nas nossas urbes não deve constituir parâmetro para a determinação do nosso nível de desenvolvimento. A realidade é que, na questão do comportamento, uma parte do nosso corpo está paralisada, daí que muitas das nossas faculdades não emirjam, por forma a nos movimentarmos correctamente. A nossa sociedade parece-se mais com um bairro onde a energia eléctrica se interrompeu, estando mergulhada em trevas.   Portanto, tem que se reparar os órgãos que impedem que a energia chegue convenientemente aos pontos onde ela é necessária, não bastando ficarmo-nos pela lamentação. É necessário que se eliminem as causas da nossa “avaria”, revertendo a situação para as suas bases naturais.

Resultado de imagem para maus habitos
Hoje em dia, os maus hábitos espalharam-se nas pessoas, e ninguém se importa, pois fazemos vista grossa propositadamente, o que já se tornou algo natural e parte da nossa vida, concorrendo sobremaneira para que ninguém valorize a palavra. Damos pouca importância ao brio e à perfeição no trabalho, e subvertemos os conceitos das coisas, pois o bem tornou-se mal e vice-versa, a ignorância tomou o lugar da sabedoria e vice-versa. Já ninguém tem a noção de responsabilidade.A questão do comportamento é séria. Não se pode construir um edifício sem que haja fundações sólidas, da mesma maneira que não se pode edificar a personalidade humana sem um comportamento são e sem um carácter firme.O comportamento é um conjunto diversificado de virtudes e tradições que dão vida aos povos, e se permitirmos que esse conjunto se danifique, não podemos esperar mais, senão coisas desagradáveis no nosso dia-a-dia.
Imagem relacionadaEm muitos países do chamado III Mundo, onde o nosso está incluso, vemos lixo nas ruas, nas casas, nas roupas e também nos corpos das pessoas. Confrontamo-nos com o caos e a confusão na circulação de pessoas e no tráfego rodoviário, com o desleixo na compra e venda de tudo o que seja vendável, seja roupas, utensílios diversos, e comidas. As pessoas tornaram-se egoístas, esquecendo-se dos princípios gerais de convivência social e dos direitos do próximo. Perde-se imenso tempo a discutir e a difundir futilidades que apenas levam à preguiça, tanto mental como física, e também no passatempo em coisas que não trazem nenhum benefício.Difundem-se falsidades no que deveriam ser notícias de interesse público. Cada um lembra-se apenas de exigir os seus direitos, mas não cumpre com os seus deveres. Revela-se falta de perfeição naquilo que se pode fazer, rudeza na fala e na acção, e insulto na discussão. A pouca cortesia que possa eventualmente existir é apenas invólucro, pois de conteúdo nada tem, e quando é praticada no domínio das relações públicas é apenas por alarde. A hipocrisia colectiva domina o comportamento geral, particularmente em ocasiões festivas como o casamento, em que se gastam avultadas somas em banquetes e na compra de jóias, roupas, brindes, etc., etc.
Imagem relacionadaCausa profunda tristeza ouvir-se falar de eleições fraudulentas, em qualquer que seja o país. Tristeza não apenas porque alguém irá usurpar um cargo a que não tem direito, o que por si só já é um crime, mas sobretudo porque a fonte dessa tristeza é a mentira e o falso testemunho que vão passando calma e descaradamente, bem perante os nossos olhos, sendo aceites com tanta facilidade, tanto pelo cidadão comum, como por destacadas figuras da sociedade.A disseminação de práticas fraudulentas nas sociedades do Terceiro Mundo enfraqueceu-as bastante e abalou a confiança nelas. Um dos muitos efeitos perniciosos desse enfraquecimento é a não-aceitação por parte de muitas universidades de renome, de diplomas emitidos por instituições de países do Terceiro Mundo. Encontramos outro exemplo nos consumidores que se abstêm de adquirir produtos manufacturados nesses países porque têm reservas relativamente à sua qualidade.
A corrupção passeia a sua classe em tudo o que é instituição, ao ponto de agora os corruptos não se envergonharem e nem mesmo se incomodarem quando os seus nomes são citados nos órgãos de comunicação social.

Será que esta situação nos honra?
Resultado de imagem para honraA situação geral dos nossos jovens deixa muito a desejar. A proliferação do divórcio, os vícios, a droga, a prostituição, a promiscuidade, a devassidão e muitos outros males, acabam ofuscando algum mérito que ainda possa eventualmente existir em nós. O comportamento não é algo que possa ser adquirido através da leitura ou da escrita, mas sim é algo que se adquire com grande sacrifício, transferindo-se de geração para geração, dos grandes para os pequenos. A marcha deve continuar até que se vençam os obstáculos e eliminem-se os males.As religiões podem desempenhar um papel importantíssimo para o êxito nessa grandiosa tarefa.Nas escolas, os professores podem também reduzir a tortuosidade social, corrigindo os erros com amor e carinho, fazendo com que as crianças de hoje sejam os heróis de amanhã.O comportamento é uma linguagem universal que todos os povos, independentemente das suas convicções religiosas entendem e valorizam, pois ninguém respeita o mentiroso, o traidor, o malcriado, o hipócrita, e o que não honra a sua palavra.


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad



0 comments: