segunda-feira, novembro 26, 2018

Vazou!


Imagem relacionadaHá um braço de ferro instalado entre alguns membros da RENAMO e Raul Novinte, o presidente eleito do Conselho Autarquico da cidade portuária de Nacala, na província de Nampula. Em causa está a reivindicação de tomada de posições de chefia, com destaque para o posto de vereador, por parte de alguns membros que consideram que o novo edil deve por "obrigação" colocar no seu governo, independente da competência muito menos respeito a hierarquia, pessoas directamente ligadas ao partido. Num áudio que circula nas redes sociais, Feliciano Linha, membro da RENAMO e docente na Escola Serviços Missionários de Caridade para África (SEMICA), instituição que tem como o seu fundador e director Raul Novinte (edil eleito de Nacala-Porto), faz duras críticas ao cabeça-de-lista vencedor, pelo facto deste tencionar criar um “governo inclusivo”.
Imagem relacionadaNa mesma conversa em tom de autêntica violação psicológica entre os interlocutores, Raul Novinte faz transparecer que será “inclusivo” e só aceitará trabalhar com “competentes” e chegou mesmo a prometer colocar o seu cargo à disposição, caso o partido interfira na formação do seu governo. A posição de Novinte chateou Feliciano Linha, que por um instante esqueceu-se que estava perante o também seu director, e disse que o partido deverá colocar pessoas de confiança e não se permitirá que membros de outros partidos, como por exemplo a FRELIMO, possam fazer parte da equipa governamental.

Eis alguns detalhes da conversa:

 “Não queremos pessoas da Frelimo a mandar no nosso governo. Nós temos pessoas capazes dirigir e se agires deste modo não vais durar”, afirmou Linha. Respondendo, Novinte adiantou que não vai acatar as decisões emanadas pelos órgãos superiores da Perdiz, ou caso não, vai se demitir.
Não cabe as pessoas da Cidade de Nampula decidirem quem deve mandar em Nacala. A questão da formação do governo no município não é por estudo, nem na vereação não é por estudo. É por ideias, responsabilidade, respeito e dignidade da pessoa. Aqui, Aqui eu não vou buscar porque você estudou e é licenciado”, afirmou Novinte.
Imagem relacionadaJá Linha interpôs, dizendo que “o partido Renamo, a delegação política e outros quadros que respondem por Nacala a nível nacional é que irão determinar as pessoas que estarão no governo e não cabe a Novinte decidir sozinho sobre o assunto”. Durante a discussão, Novinte pergunta ao seu interlocutor: “ Se tu não estás a respeitar agora que não tomei posse, achas que irei convidar-te para o meu governo?”
Linha responde: “  não cabe você convidar-me mas sim o partido irá solicitar-nos para fazer parte do governo”.  
Fontes contactadas pela Carta indicam que o problema surge porque Raúl Novinte pretende convidar alguns membros da Frelimo que fazem parte do actual governo de Rui Chong Saw. O cabeça de lista da Renamo venceu as eleições de 10 de Outubro com 54,63 % equivalente a 43,810 votos válidos contra 32,469 do candidato da Frelimo, Rui Chong Saw e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com 2.247 votos(Sitoi Lutxeque e Omardine Omar)

0 comments: