quarta-feira, novembro 21, 2018

RUA!!!


Imagem relacionadaA Direcção Provincial de Saúde de Manica acaba de determinar a expulsão imediata de três estagiários e instauração de processos disciplinares para duas enfermeiras acusados de violar a ética e deontologia profissionais durante a hora normal de trabalho, no Hospital Provincial de Chimoio. O três estudantes estagiários e as enfermeiras foram flagrados na terça-feira, dia 13, no berçário do Hospital Provincial de Chimoio, em sessões de fotografias e brincadeiras nas redes sociais, no lugar de atender pacientes. Enquanto os pacientes aguardavam para ser atendidos por aqueles profissionais, os mesmos estavam às gargalhadas e entretidos aos telemóveis.
Eles foram flagrados pelo governador provincial, Manuel Rodrigues, durante a visita que efectuou ao sector de Saúde. A situação irritou o governador que exigiu, a seguir, medidas disciplinares contra as duas funcionárias e duras sanções contra os três estagiários do Instituto de Formação de Saúde de Manica. O director provincial de Saúde de Manica, Firmino Jaqueta, garantiu sábado a jornalistas que os estagiários foram expulsos e processos disciplinares correm os seus trâmites contra as funcionárias que violaram a ética e deontologia profissionais.·
Imagem relacionada“ Tomamos medidas que consistiram na expulsão daqueles estudantes e foi elaborada uma circular para que eles nunca mais voltem a concorrer em qualquer outra instituição de formação em saúde, porque vimos que estes não têm vocação para cursar medicina”, disse Jaqueta, acrescentando que “para as enfermeiras está correr o processo disciplinar. Caberá a elas se defenderem. Na verdade estamos perante uma situação que fere aquilo que é a boa imagem do sector”.
“Estamos perante uma medida, que acreditamos ser exemplar para aqueles que violam as normas no seu local de trabalho. Seremos implacáveis contra qualquer acto que coloca em causa a imagem da instituição”, sublinhou.  Jaqueta lembrou que só este ano mais de 30 funcionários de saúde foram processados disciplinarmente em toda província por prática de várias infracções. Mau atendimento, roubo de medicamento, cobranças ilícitas, faltas e apresentação no local de trabalho em estado de embriagues são as principais infracções.· Para estes, segundo aquele director, foram tomadas penas como expulsão, demissão, despromoção, repreensão pública e pagamento de multas.

0 comments: