segunda-feira, dezembro 09, 2013

Até sempre Madiba!

Moçambicanas, Moçambicanos,
Compatriotas,

Com um misto de ansiedade e esperança, vínhamos acompanhando as informações que nos davam conta da situação do estado de saúde  do Presidente Nelson Rolihlahla Mandela, o símbolo-môr da luta contra o Apartheid e pela dignidade do Povo sul-africano.  Ansiedade, porque não sabíamos quando é que o seu estado de  saúde iria registar melhorias. Esperança, porque ele demonstrou ao  longo da sua vida ser um combatente que saía vitorioso em muitas e  duras batalhas e que, por isso, também nesta sairia vitorioso, com o  apoio da equipa médica que o vinha tratando. Infelizmente, a nossa  ansiedade e esperança desvaneceram para dar lugar à dor e luto pela perda irreparável deste génio que o Povo sul-africano gerou e  que o nosso Continente e o resto do mundo reclamam-no como seu  herói também.  Apagou-se a voz livre e libertadora, a voz de uma figura  emblemática cujos ideais registam seguidores e beneficiários em  todo o mundo.                    
Apartou-se do nosso convívio o homem que foi exemplo de coragem,  determinação e perseverança na luta pela transformação de ideais  nobres em realidade. O facto de a África do Sul se orgulhar de ser  uma Nação arco-íris é, em grande medida, um legado e ao mesmo  tempo, uma homenagem ao Madiba e à sua visão sobre como a
diversidade enriquece e catapulta um País para a estabilidade e progresso.
Graças ao seu brilhante percurso, ele passou, ainda em vida, a integrar o distinto panteão dos grandes líderes que a nossa Mãe  África produziu e que são o orgulho da Humanidade inteira. Por  isso, Nelson Mandela:  vive, e viverá para sempre, nos corações de todos aqueles a  quem o seu exemplo de vida inspirou;
v vive, e viverá para sempre, nos corações de todos aqueles que  partilham dos seus ideais de criação de uma sociedade mais  justa, unida, onde se cultiva a Paz, o amor ao próximo e a  solidariedade;  vive, e viverá para sempre, nos corações de todos aqueles que no seu dia-a-dia, em palavras e em actos, promovem o  desenvolvimento social e económico para o bem-estar de  todos os povos deste planeta.
Ao longo da sua vida, Madiba grangeou respeito, simpatia e  popularidade, muito para além das fronteiras do seu belo País.  Muitos, pelo mundo fora, beneficiaram dos seus conselhos, mesmo  depois de deixar a Presidência da República da África do Sul. 
Os muitos prémios de organizações regionais e internacionais com que  foi agraciado e o facto de o seu nome ter sido atribuído a avenidas,       edifícios e eventos sublinha o reconhecimento pelo Mundo da  majestade da sua obra.
Neste momento de dor, consternação e luto, endereçamos ao nosso  irmão e amigo, o Presidente Jacob Zuma, ao Povo irmão sul-africano  e à Família do Presidente Nelson Mandela as nossas mais sentidas  condolências.  Ao vosso lado, e de mãos dadas, choramos a perda deste génio,  deste ilustre filho da África do Sul, cidadão de todo o mundo.

Até sempre Madiba!

Maputo, 6 de Dezembro de 2013

Armando Emílio Guebuza


(Presidente da República de Moçambique)

0 comments: