sábado, setembro 10, 2011

Da Pérola do Índico

O governo moçambicano demonstrou interesse na aquisição dos autocarros eléctricos produzidos pela CaetanoBus e poderá visitar Portugal até ao final do ano, disse o ministro da Economia luso, Álvaro Santos Pereira. Numa declaração feita quinta-feira numa cerimónia de início dos testes do autocarro eléctrico desenvolvido pela empresa, Álvaro Santos Pereira salientou que em Moçambique, a primeira linha regular de autocarros eléctricos vai ser composta por autocarros portugueses, o que 'deve ser um orgulho'.

Piratas somalis libertaram na terça-feira o navio “MV PANAMÁ” depois de receber um resgate de 7 milhões de dólares norte-americanos, segundo noticia a “Voz da Rússia, citando um dos piratas, que se identificou como Dadi. Dadi declarou que a tripulação está livre e que o navio já deixou as águas da Somália. Não há nenhumas informações sobre o estado de saúde dos marinheiros libertados. O “MV PANAMÁ”, que tinha como destino o porto moçambicano da Beira, foi capturada no passado dia 10 de Dezembro por um grupo de cinco piratas somalis, que se fazia transportar em duas lanchas rápidas, ao largo da costa tanzaniana junto à fronteira com Moçambique. Quando ocorreu o ataque, o navio, havia zarpado do porto de Dar-es-Salaam.

O actual secretário-geral do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, poderá ser candidato a presidente do município de Quelimane, nas eleições intercalares agendadas para 7 de Dezembro próximo.Segundo escreve o semanário Savana, outro nome que se apresenta como “candidato de consenso das bases do MDM”, é o antigo presidente municipal de Quelimane pelo partido Frelimo, Pio Matos, que renunciou recentemente ao cargo, juntamente com seus homólogos de Pemba e Cuamba, no norte do pais.O “Savana” escreve que quadros do partido dirigido pelo edil da cidade central da Beira, Daviz Simango, desconhecendo o impedimento legal que impede Pio Matos de se candidatar a presidente de município nos próximos cinco anos devido à sua renúncia, estariam a tentar persuadi-lo a assim o fazer pela legenda do MDM.

O Grupo Sanlam, Ltd., uma das maiores companhias de seguros da África do Sul, está a analisar a entrada no mercado de Moçambique até ao final do ano, informou a companhia em comunicado esta semana divulgado na cidade do Cabo. A agência Macauhub cita o grupo como tendo também investido 1900 milhões de randes (266 milhões de dólares) na aquisição de uma participação de 26 por cento na empresa indiana Shriram Capital.

Onze mortos, quatro feridos, um dos quais em estado grave, é o balanço de um grave acidente de viação registado na manhã de sexta-feira na Estrada Nacional Número 1, no percurso em que se estende a localidade de Chongoene, provincia meridional mocambicana de Gaza.As autoridades policias presumem que os mortos, que viajavam numa carrinha Isuzu KB, sejam membros de uma mesma família.Dados disponíveis referem que dada a brutalidade com que se deu a colisão entre os veículos nove das vítimas tiveram morte no local do sinistro e as outras duas viriam a perder a vida a caminho do Hospital Provincial de Xai-Xai, unidade sanitária para onde foram encaminhados os feridos.

A União Europeia (EU) vai disponibilizar cerca de cinco milhões de Euros (188.4 milhões de meticais) para apoiar o sector privado moçambicano a melhorar a sua competitividade no mercado internacional nos próximos três anos.De acordo com Sylvie Tabesse, Primeira Conselheira da delegação da União Europeia em Moçambique, os valores ainda carecem de aprovação dos Estados membros daquela comunidade.Tabesse disse que o financiamento ao sector privado constitui a continuação do projecto de apoio ao ambiente de negócios e facilitação do comércio em curso no país.

As autoridades sanitárias da cidade de Maputo vão levar a cabo uma campanha de tratamento massivo de bilharziose, uma doença ainda comum em Moçambique, contando agora com uma taxa de prevalência de 43 por cento.Com efeito, a campanha a ser realizada pela Direcção de Saúde da Cidade de Maputo na próxima semana, prevê alcançar cerca de 264 mil crianças de 5 a 15 anos de idade, grupo que corre maior risco de contaminação por esta doença.

0 comments: