quarta-feira, outubro 21, 2009

E agora Daviz Simango?

Uria Simango é quem matou meu pai” é o título do Jornal Electrónico DIARIO DA ZAMBÉZIA editado na Cidade de Quelimane no 21/10/09. Eis o artigo:
Quelimane (DZ) - A autora desta nova obra histórica, chama-se Nhelety Mondlane e está a concorrer como deputada pela bancada da Frelimo no círculo eleitoral da Zambézia, por sinal o segundo do país. Já no distrito de Gurúè, a filha do primeiro presidente de Moçambique, no meio de tantas penumbras sobre quem matou Mondlane, ele abriu uma página nova na história do nosso país ao afirmar que quem matou o pai (Eduardo Mondlane), foi UriasSimango, que desempenhava as funções de vice-presidente da Frelimo naquela altura. Estes pronunciamentos da futura deputada da Frelimo na Zambézia, foram proferidos num comício popular naquela vila distrital, no âmbito da campanha eleitoral que termina neste domingo. Em voz alta, Nhelety repetiu por diversas vezes dizendo que “quem matou o meu pai foi Uria Simango e por isso tenham cuidado com as mensagens que recebem”-aconselhou a fonte ao eleitorado que o escutava naquele comício Num outro passo, a futura deputada não disse nem sequer o ano e nem o local onde o pai foi morto, e muito menos as circunstâncias desta morte, deixando assim uma parte da história do nosso país vazia.Esta nova versão da filha daquele
que é considerado arquitecto da a passagem por aquele distrito do candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, por sinal filho do primeiro vice-presidente da Frelimo, morto também em circunstâncias ainda não esclarecidas pelo regime que actuava naquela altura. Aliás, o que se sabe é que Simango pai, foi morto por ter sido considerado reacionário. Sabido que Daviz é candidato do MDM para as presidenciais, tal como Armando Guebuza e Afonso Dhlakama, a filha de Mondlane, aproveitou a ocasião para lançar esta nova versão sobre a morte do pai no sentido de mostrar as populações a verdade dos factos na óptica dela. Pelo sim ou pelo não, os pronunciamentos da filha de Mondlane vieram a tona e tudo indica que a caça ao voto está mesmo ao rubro.

0 comments: