quinta-feira, janeiro 22, 2009

Ouçam os que sofrem! (clik aquí)

“Os líderes da Àfrica Austral falharam em conservar Zimbabueanos num governo que perdeu toda a legalidade,disse Graça Machel o membro do Grupo de pessoas idosas na última quarta-feira em Joanesburgo.
" Nós confiamos demasiado por muito tempo, é tempo de nós dizermos aos nossos líderes que nós colocamos as vidas nas mãos dos líderes que assumiram a responsabilidade de parar a essa confusão,a SADC "
" Os políticos têm a obrigação de proteger. Eles não tiveram o cuidado para evitar a morte de mil ou mais pessoas julgando que estão a proteger o seu ego.”
A antiga primeira dama de Moçambique falava no lançamento do " Excepto Zimbabwe Now" uma campanha lançada pelos líderes da igreja, incluindo o arcebispo Desmond Tutu, que participou num período de jejum para despertar a consciência da crise no Zimbabwe.
Machel disse que o Presidente Robert Mugabe da Zanu-PF e o governo tinham perdido toda a legalidade e advertiu outros movimentos de libertação em África a não seguirem o mesmo caminho.No passado, os líderes na região, incluindo Zimbabwe, uniram-se na luta contra colonização, disse G.Machel questionando sobre o que está a acontecer no Zimbabwe. “Aqueles que foram meus camaradas,amigos ontem, hoje brutalisam os seus próprios povos simplesmente porque os povos votaram conscientemente . "

Mais de 2 000 pessoas morreram de cólera no Zimbabwe para além das vitimas do conflito politico entre o Presidente Robert Mugab e o líder do Movimento para a Democracia Morgan Tsvangirai. Estes foram acuasados pela SADC de serem responsáveis pelo arrastar da situação ao não concordarem com a distribuição de algumas importantes pastas governamentais, como a das finanças e da defesa e segurança.

0 comments: