quinta-feira, agosto 08, 2019

Bichão das nuvens!

 
A Boeing instalou no novo 777-9 o maior motor a jato do mundo, seja em termos de potência ou dimensões. O motor GE 9X possui diâmetro do fan de 3,4 metros, basicamente a mesma largura da seção transversal dianteira da fuselagem do Boeing 737. A largura do tal do motor, com as naceles, é de 4,40 metros, maior que a seção transversal da fuselagem do Airbus A320, que possui em seu ponto mais largo 4,14m metros.
 
Acima, comparação entre o motor GE9X e a fuselagem do Boeing 737


O GE9X é derivado dos GE90, utilizado na geração atual da família 777, mas emprega uma série de melhorias, como novas câmaras de combustão, construção de grandes seções em peça única – produzidas em impressão 3D – e o maior fan utilizado num motor a reação. Além disso, terá empuxo de 105.00 lbf, mais que o dobro da existente nos motores CF6-50 instalado no Boeing 747-400, que possui 51.000 lbf, cada. Embora a potência seja ligeiramente inferior aos motores GE90-115B, que oferecem 115.000 lbf, o melhor desempenho do novo motor permite uma performance superior mesmo com menor tração.
                                                                                             Acima: Comparação entre o 737 e o motor GE90. Motor GE9X instalado em um Boeing 747-400, utilizado como plataforma de testes em voo.
A Boeing espera concluir a montagem do primeiro 777-9 ainda em janeiro, com o primeiro voo ocorrendo em seguida. A nova família do Triple Seven apresenta uma série de inovações em relação aos modelos atuais, como janelas maiores, similares as utilizadas no 787 Dreamliner, melhorias aerodinâmicas – incluindo novas asas – maior emprego de materiais compostos na estrutura, cockpit redesenhado, entre outras.
Os principais destaques dos novos 777-9 são suas asas, com pontas dobráveis, e os enormes motores GE9X, assim como seu comprimento de 76,7 metros, que o torna o mais longo avião comercial já produzido.
Resultado de imagem para motor 777-9 cabe uma pessoa

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