terça-feira, março 12, 2019

Lion Air + Ethiopian = computadores não deixaram piloto intervir


Resultado de imagem para ethiopian airlines
Várias companhias aéreas de todo o mundo, juntamente com a China e a Indonésia, decidiram cancelar voos com aviões Boeing 737 Max 8. No domingo (10), a queda de uma aeronave desse modelo na Etiópia matou 157 pessoas. O acidente do voo 302 da Ethiopian Airlines foi o segundo envolvendo um Boeing 737 Max-8 nos últimos cinco meses. Em outubro passado, um Max 8 operado pela Lion Air caiu na costa da Indonésia e matou todas as 189 pessoas a bordo.
Desde a manhã de segunda-feira (11), nenhuma grande companhia aérea norte-americana suspendeu os voos de sua aeronave Max 8. No Brasil, a Gol também suspendeu o uso de suas sete aeronaves deste modelo na noite da segunda-feira — mais cedo, ela havia afirmado que não suspenderia as decolagens desses aviões.
Resultado de imagem para Cayman AirwaysA Cayman Airways e a Ethiopian Airlines anunciaram nesta manhã a suspensão de todos os voos com Boeing 737 Max 8. O anúncio foi feito logo após a Administração de Aviação Civil da China ordenar que todas as companhias aéreas do país parassem de voar com o Max 8. A Boeing começou a entregar o novo modelo para as companhias aéreas no meio do ano passado, e a China já tinha 97 aeronaves desse modelo em operação, segundo a CNN.
O voo 302 da Ethiopian Airlines caiu no domingo, pouco tempo após a decolagem de Addis Ababa, capital da Etiópia. A aeronave levava cidadãos de pelo menos 35 países. Funcionários da Ethiopian Airlines ainda estão tentando determinar o que causou o acidente. A caixa preta do avião foi recuperada nesta segunda-feira, embora esteja, segundo informações, danificada.
“Esse tipo de coisa leva tempo”, disse à Associated Press James Macharia, ministro de Transportes do Quênia, que está ajudando na investigação na Etiópia.
O 737 da Boeing é o jato mais popular da empresa em todo o mundo, e as empresas aéreas dos EUA não anunciaram nenhum plano para suspender voos com o mais novo modelo do 737, o Max 8. A Delta e a United disseram ao Gizmodo que não operam nenhuma aeronave Max 8, embora a United Airlines tenha dito que atualmente possui 14 modelos Max 9 em sua frota.
A American Airlines, que diz ter atualmente 24 aviões Boeing 737 Max 8 em operação, disse ao Gizmodo por e-mail que tem “total confiança na aeronave e nos membros de tripulação”.
Imagem relacionada“A American Airlines estende nossas condolências às famílias e amigos dos que estão a bordo do voo 302. da Ethiopian Airlines. Neste momento, não há fatos sobre a causa do acidente além do que foi noticiado na imprensa”, disse um porta-voz do escritório de relações de mídia da American ao Gizmodo.
A Southwest disse ao Gizmodo que atualmente opera uma frota de 34 aeronaves Max 8 e que não tem planos de deixar de usá-las. “Nosso coração está com as famílias e entes queridos dos passageiros e funcionários do voo 302 da Ethiopian Airlines”, disse um porta-voz em um email, acrescentando: “Continuamos confiantes na segurança e na aeronavegabilidade de nossa frota de mais de 750 aeronaves Boeing”.
A Jetblue e a Alaska Airlines ainda não responderam ao nosso pedido de comentário.
Companhias aéreas sediadas nos Estados Unidos estão esperando para potencialmente suspender voos de qualquer uma de suas aeronaves Max 8 também, sinalizando o fato de não terem recebido nenhum aviso para fazê-lo.
“Continuamos trabalhando em estreita colaboração com a Boeing, com a FAA e com a NTSB. Nós não fizemos nenhuma mudança em nosso cronograma atual de voos”, disse um porta-voz da American ao Gizmodo por e-mail.
Outras companhias aéreas em todo o mundo, incluindo a Singapore Airlines, estão adotando uma postura de esperar para ver antes de incorporar a aeronave Max 8 em sua frota. Como observa o Daily Beast, não há outro modelo de avião na história recente que tenha sofrido dois acidentes graves logo após a decolagem.
No Brasil, a Gol inicialmente manteve o cronograma de voos com o Boeing 737 Max 8. No entanto, na noite de segunda-feira (11), a companhia decidiu suspender o uso das aeronaves, de acordo com o G1. Ela é a única empresa brasileira que opera com este modelo — são sete aviões que operam em rotas para os EUA, América Latina e Caribe.
Resultado de imagem para boeing max 8  GolAo longo da segunda-feira, os pilotos que estavam escalados para operar o 737 MAX 8 foram comunicados de que seriam transferidos para voos de outras aeronaves, segundo apurou o G1. A companhia também suspendeu a venda de voos que utilizariam o modelo – eles sairiam de Brasília e Fortaleza e iriam até Miami e Orlando.
A Gol informou que os clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 Max 8 serão comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas.
Imagem relacionada
As informações sobre o acidente do voo 610 da Lion Air e a queda deste fim de semana na Etiópia são assustadoramente semelhantes. Ambos os aviões supostamente passaram por uma situação em que os sistemas automatizados acreditaram que o nariz do avião estava muito alto. Em casos assim, os sistemas automatizados teriam empurrado o nariz da aeronave para baixo, em um esforço para impedir que ela parasse, mesmo que não houvesse perigo real de isso acontecer. Os pilotos teriam tentado manualmente levantar o nariz de volta, mas especula-se que eles não tenham conseguido tirar o controle da mão dos computadores.(destaque com circulos do equipamento em causa FOTO COMPUTER)
Emissoras de TV da Austrália informaram nesta manhã que uma atualização de software da Boeing seria enviada em breve para as companhias aéreas, mas o Gizmodo não pôde verificar independentemente essa afirmação.
A Boeing forneceu esta declaração:     (FOTO COMPUTER)
Resultado de imagem para boeing max 8 cockpitMantemos nossos clientes e reguladores envolvidos em preocupações que possam ter — e entramos em contato com eles para discutir suas operações e decisões. A segurança é nossa prioridade número um, e estamos tomando todas as medidas para entender completamente todos os aspectos desse acidente, trabalhando em conjunto com a equipe de investigação e todas as autoridades reguladoras envolvidas. A investigação está em seus estágios iniciais, mas, neste momento, com base nas informações disponíveis, não temos nenhuma base para emitir novas orientações aos operadores. A Boeing está profundamente entristecida com a notícia do falecimento dos passageiros e da tripulação no voo 302 da Ethiopian Airlines, um avião 737 MAX 8. Nós estendemos nossas sinceras condolências às famílias e entes queridos dos passageiros e tripulantes a bordo e estamos prontos para apoiar a equipe da Ethiopian Airlines. Uma equipe técnica da Boeing viajará até o local do acidente para fornecer assistência técnica sob a direção do Departamento de Investigação de Acidentes da Etiópia e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA.
 Resultado de imagem para boeing max 8  ckpit
A Boeing terá uma semana difícil pela frente, já que, como o Wall Street Journal aponta, 5.526 do Max 8 haviam sido encomendados e ainda seriam entregues a companhias aéreas em todo o mundo. As ações da empresa caíram mais de 10% nas negociações feitas antes da abertura oficial do mercado de ações dos EUA.

0 comments: