terça-feira, novembro 03, 2009

"Telex" da rádio e televisão

No período da tarde em bairros de Maputo registava-se alguma fraca afluência.Parte dos eleitores votou pela manhã mas mesmo assim a diferença média é de 400 eleitores para atingir o limite de mil.Há na Matola eleitores desiludidos por não poderem exercer o seu direito de votar porque os números dos cartões não constarem nos cadernos eleitorais. Numa Assembleia de voto, ainda na Matola, um só posto não recebeu qualquer eleitor contrastando com as enchentes dos restantes.

Os cidadãos vivendo do sector informal, optam por votar depois de cumprirem a sua rotina de negócios para garantir o sustento do dia.A ausência de eleitores em alguns postos de votação não é generalizada, mas já em período de contagem decrescente leva a crer na opinião do presidente de uma Assembleia de voto de desistência antes de atingir os 50%.Como resultado da ronda que os “mídia” vão fazendo , registo de 300 pessoas terem votado num posto de votação em Laulalane. Há fé dos membros das Assembleias de voto que tudo se altere perto da hora do encerramento, 18 horas.Numa barraca típica de venda de bebidas, uma cidadã não vota porque recenseou em Xai-Xai e está garavida. Uma outra não tem cartão de eleitor mas vai servir-se do bilhete de identidade.Outro espera que o rendam para dirigir-se ao posto de votação.

Na Beira, os membros das Assembleias de voto acusam o STAE de ter afastado alguns formados, os quais durante três dias ausentes do trabalho acabaram por serem substituídos. Para o STAE o grupo comporta 10% de suplentes.Numa roda de amigos, eleitores na casa dos 20 anos sentados no passeio das suas residências, dizem ter votado logo pela manhã e acreditam que os jovens estão mais abertos a poíitica daí a afluência ás urnas.Pessoas da terceira idade e outros com problemas de saúde ficam horas a espera sem que os membros das assembleias ajudem a criar filas a sí destinadas.A solução a útima hora cria desentendimentos da parte dos restantes eleitores perfilados antes das sete da manhã.Estes breves relatos não correspondem aos desejos dos políticos que desejam que a média de 50% pela manhã possa ser superado horas antes do encerramento.

Há uma satisfação generalizada particularmente os que votam pela primeira vez , visível ao mostrar com insistência o dedo com a tinta indélevel e até alguma demora ao fazerem a escolha na cabine de votação.A poucas horas do encerramento das urnas , em Macomia, Cabo Delgado a afluência é notoria e as pessoas começaam a ficar impacientes, a espera desde e as primeiras horas do dia.Mais baixo, no maior ciículo eleitoral,Nampula, no Posto Administrativo de Meconta, a troca de cadernos ,envelopes e outros materiais adicionais durante a manhã foram depois superados. Duúida se os 800 mil eleitores votarão já que o movimemto reduziu drásticamente.Só um terço de eleitores votou numa Assembleia de voto num bairro da sede de Mogovolas e o Presidente desta apela ao voto.

Quixaxe, Kitua,Mutaleia, zonas sem comunicação do distrito de Mogincual e nota de registo para as enchentes, embora haja irritação de alguns eleitores na fila que desejam regressar a casa.Um vendedor ambulante no centro da capital diz ter votado e que a tinta saiu depois de lavado o dedo.Outros optam por votar no final da tarde, altura em que o negócio da sua banca diminui evitando ser prejudicado.Nicoadala, numa escola, simplesmente duas assembleias com uma enchente contratastando com as restantes sete. Numa outra escola, quatro com longas filas e outras não. Uma outra em Morrua , cinco só tinham registado uma meé de 8 eleitores.

Em Homoíne Delegado da RENAMO questiona o facto do seu partido nao constar nos boletins para as eleições provinciais.STAE central garante uma afluência considerável as primeiras horas da manhã e que houve problemas na abertura de algumas mesas em Pebane.Dom Jaime Goncalves , bispo da Beira afirma que todos devem aceitar os resultados, desde que estes sejam a reprodução fiel das apostas dos moçambicanos e legitime o novo presidente.Na Europa, porta-vozes das embaixadas moçambicanas vão adiantado que o processo decorre sem precalços sem contudo adiantar o nivel de participação.

O calor que se faz sentir em lagumas localidades do país pode estar a levar os eleitores a votarem mais tarde, particularmente os costeiros.Registam-se eleitores que desde de manhã percorrem distancais feitas em não menos de duas horas para irem votar, na sua maioria mulheres.Algumas figuras da politica nacional são motivo de comentarios pelo facto de terem utilizado os orgãos de informção para fazerem propaganda num total desrespeito a lei eleitoral.Pessoas há que vão furando as filas, ignorando as restantes que desde de cedo aguardam pelo momento do voto criando acesas discussões.

Dois eleitores entraram em vias de facto numa mesa de voto em Chimoio reclamando prioridade de voto obrigando a intervenção da policia.Alguns Membros das Assembleias de voto lamentam o facto de não terem água e nem comida na cidade de Maputo.Eleitores dizem não ter sido dificel votar, porque durante a campanha foi passada a mensagem de como fazer.De uma maneira geral figuras do Estado e politicos são os primeiros a votar onde estão registados e posteriormente prestam no local declarações a imprensa.

No Alto Molocué os subsídios não foram pagos aos membros das assembleias de voto devido a falta de trocos para repartir notas de alto valor facial.Cada bloco de boletins corresponde a 550 eleitores e há assembleias que perto das dezassete abriram o segundo bloco aguardando que os eleitores venham do descanso para votar.O STAE em Xinavane vai continuando a pedir paciencia aos eleitores porque tudo está ser feito para resolver a ausencia de cadernos eleitorais ou então esclarecimento do facto de não constarem alguns nomes.

Elefantes na localidade de Nepapa, Niassa, condicionam eleitores na sua concentração. Votação só depois das 12 horas no distrito de Chibuto .A maior parte dos eleitores voltaram para a casa e agora são transportados de carro para facilitar.Em Quelimane e sede do distrito do Gurué desde as treze horas não se registam eleitores e os brigadistas vão dizendo estar perante, um alto índice de abstenção.Polícia chamada a intervir em Nhamatanda para organizar longas filas a poucas horas do fecho e voluntarios da Cruz Vermelha socorrem pessoas com diarreia e dores de cabeca.

Cidadão em Nacal-a-velha foge da policia apos ter sido acusado por uma eleitora de estar a influenciar o sentido de voto.Dois reporteres da rádio pública tentam entrevistar membros das assembleias de voto mas recusaram-se por não estarem autorizadas a prestar declarações. Quanto mais para o interior do distrito de Morrupula a adesão cresce e algumas assembleias podem estar a fechar mesmo antes da hora.Mesas de voto com tres cadernos eleitorais obrigam a uma operação morosa e irritante para os eleitores no centro da cidade de Maputo.

Director Distrital do STAE e seu adjunto sofrem acidente de viação quando supervisonavam o processo eleitoral em Caia e são evacuados para a cidade da Beira. Jovens eleitores mostram-se satisfeitos por terem votado pela primeira vez e assumirem o seu papel influente no caminho a dar ao país.Na escola primária de Namicopo em Nampula até a uma hora do encerramento tinham votado 148 eleitores.Em Mutarara o movimento de eleitores baixa e observador diz não estar autorizado a falar para a imprensa.

Continua a registar bom tempo em todo o país apesar de ser o mês de Outubro o primeiro do período de chuvas.Problemas de comunicação com algumas cidades zimbabweanas tem dificultado a representação do STAE na recolha de informações actualizadas das assembleias de voto. Em Harare os locais defenidos para os moçambicanos votarem só de manhã foram concorridos.Aproxima-se a hora de encerramento e inicio da contagem parcial dos resultados.Na única assembleia de voto na Vila franca do Save os eleitores desde as quatro da manhã concentraram-se em massa. Alguns com cartões sem fotografia foram depois autorizados a votar por constar o nome e número nos cadernos eleitorais.

Eleitores em Nova Mambone reservam peixe junto de fornecedores informais com a promessa de comprar a caminho de casa depois da votação.Comentaristas não acreditam que haja uma afluencia dramatica na úlltima hora, pois os que votaram de manhã eram os eleitores que sempre tiveram vontade de votar e podendo a abstenção ser ligeiramente inferior as eleições de 2004.Uma media de 15 minutos é o espaco que separa um eleitor e outro nas mesas de assembleia de voto na sede distrital de Ribaue depois das treze horas.Presidente da CNE assegura que todos que estiverem nas filas para votar até as 18 horas poderão exercer o seu direito de escolha.

Do país chegam noticias de mesas de assembleia com muitos eleitores e os brigadistas começam a acender os candeeiros com o aproximar da noite.Eleitor em Chimoio chora por não ter sido autorizado a votar visto não ter cartão de eleitor e Bilhete de identidade. Observador da SADC em Tete considera o processo calmo,tranquilo e normal.Chefe do Posto administrativo de Zobué diz ter votado não como dirigente mas sim como moçambicano.

Abranda a votação em Mocímboa da Praia porque a maioria já votou. Na mesma provincia, em Quissanga o encerramento pode ser depois das dezoito horas porque há mesas com filas de eleitores.Últimos momentos de votação na maior assembleia em Cuamba complentamente deserto, embora alguns eleitores optaram a tarde por ser mais calma e tranquila.No Posto administrativo de Matchedge algumas assembleias abriram sódepois das 10 horas devido a avaria registada na viatura que transportava os kits contendo material eleitoral.Na Manhiça o STAE considera que a afluencia foi alta mas reserva-se porque a adesão abrandou a partir das 16 horas.

Em Boane os membros das mesas das assembleias de voto começam adistribuir senhas as centenas de eleitores nas filas aguardando pela votação.

18:00 horas.

Comentaristas dizem que a subida de eleitores que votaram nas cidades tem a haver com o interesse dos eleitores no novo panorama politico moçambicano, de concrecto as possíveis alternativas ao mercado eleitoral. Até ao dia 30 de Outubro alguns resultados parciais serão conhecidos e emitidos pela CNE. Nacarôa, começa em algumas assembleias de voto a contagem dos boletins e noutras continua a votação , podendo atingir os 80% ,cenário identico na localidade de Suassua.

Observadores eleitorais europeus dizem não terem visto nada de errado no processo durante o processo de votaçãoo numa das escolas na cidade de Maputo.Membros das assembleias de voto, seus presidentes, começam a selar as urnas, diatndo em voz alta o número de cada selo para os restantes membros e fiscais de partidos politicos e candidatos.

Ao final da noite jornalistas da rádio pública de plantão pelo país fora começam a anunciar os resultados parciais , resultado dos editais afixados em cada mesa de voto.

FRELIMO e o seu candidato duas horas depois do fecho das urnas confirmam vitoria retombante. Afonso Dlakama ultrapassa Daviz Simango graças ao voto rural.

0 comments: