quinta-feira, abril 05, 2018

Lula vai ficar pouco tempo na prisão!!!


Resultado de imagem para lula da silvaForam mais de 10 horas de julgamento para decidir se Lula da Silva, antigo presidente brasileiro, ia ver concedido o pedido de habeas corpus para não cumprir na prisão uma pena de 12 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No fim, numa votação renhida, que acabou com seis votos contra o pedido de habeas corpus contra cinco a favor, Luis Inácio Lula da Silva ficou com caminho aberto para a cadeia. No entanto, até se chegar ao resultado, foi bastante o suspense.
Segundo conta a BBC Brasil, o ex-presidente acompanhou a sessão do Supremo Tribunal Federal a partir do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde chegou às 11h25 (hora de Brasília). Centenas aguardavam o antigo líder do Partido dos Trabalhadores, mas Lula da Silva foi diretamente para o segundo andar, sem cumprimentar os apoiantes. As janelas do edifício estavam forradas, impedindo as câmaras de ver os passos de Lula.
Durante a primeira hora no local onde seguiria o início da sessão, Lula reuniu-se com líderes de sindicatos e políticos. Passado quase uma hora, Dilma Roussef, também antiga presidente do Brasil, chegou ao sindicato. Luiz Marinho, membro do PT, vai falar aos apoiantes: “Temos a confiança de que o Supremo vai ser o guardião da Constituição”, disse.
Resultado de imagem para lula da silva
Por volta da uma da tarde, Lula almoçou. A imprensa brasileira detalha a refeição: “Arroz, feijão e bife”. Como companhia, contou com Dilma, Luiz Marinho, e outros políticos. Alguns apoiantes almoçam no restaurante do sindicato, outros levaram farnel e comeram no salão principal. Durante o almoço houve tempo para falar do golo de pontapé de bicicleta, de Cristiano Ronaldo, conta o mesmo meio.
A sessão começou com sete minutos de atraso, às 14h07. O almoço Lula ainda decorria. Eram 14h30 quando uma banda que tocava entre os apoiantes pára de tocar para ver a sessão: “Lula guerreiro, do povo brasileiro”, entoavam. Primeiro votou o juiz Edson Fachin, contra o habeas corpus. Depois, após uma intervenção de uma hora e 20 minutos, foi a vez de Gilmar Mendes votar. Voto a favor. Resultado: 1-1. A banda voltou a tocar. Ouviu-se: “Lula, presente, eterno presidente”.
Houve um pequeno intervalo e os apoiantes aproveitaram para declamar poesia. Lula estava “sereno”, disse Luiz Marinho, tendo ido falar novamente com os apoiantes. O antigo presidente continuava a assistir numa sala a votação.
Resultado de imagem para lula da silvaO juiz Alexandre Moraes votou contra, eram 16h37. No Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, começavam a ser distribuídos panfletos para levar o apoio de a Lula para as ruas. Passado uma hora, foi a vez do juiz Luís Roberto Barroso votar. Também foi um voto contra. Neste momento, Lula deixou de acompanhar o julgamento e vai com Dilma Russef e outros políticos para uma sala sem televisão. Um porta-voz disse: “Ele não parece estar muito interessado, nos votos individuais. Quer saber do resultado final”.
Às 18h40 é dito aos apoiantes que vai ser servido um jantar. “Vamos precisar de todos vocês aqui. Quer o resultado seja bom ou ruim”, conta a BBC. Não foi suficiente, vários apoiantes já saíam do local. A juiz Rosa Weber votou contra o habeas corpus. O silêncio mandava no Sindicato dos Metalúrgicos. Lula da Silva continua na sala sem televisão com Dilma e outros amigos políticos.
Chegavam as oito da noite e era a vez do jantar. Se o almoço teve arroz e feijão, o jantar foi mais prático: uma pizza e coca-cola foram levados para a sala onde estava Lula, que continuava sem sair para cumprimentar os apoiantes.
Faltava meia-hora para a meia-noite quando fogo de artifício foi lançado perto do local onde estava Lula. Faltavam dois votos, mas o desfecho já era previsível. Neste momento o antigo presidente do Brasil vai para a garagem e sai de carro. Não falou como os apoiantes. Um amigo disse: “Ele estava tranquilo”.
Resultado de imagem para lula da silva 
No entanto, a desistência da corrida às eleições de outubro é um cenário que Lula da Silva não descarta, a avaliar pelas notícias divulgadas pela imprensa brasileira após o julgamento. O Estadão revela que, logo após o voto decisivo de Rosa Weber, o antigo presidente comentou junto do pequeno grupo que o acompanhou enquanto assistia ao julgamento de habeas corpus que “não iam dar o golpe para me deixarem ser candidato”.
Uma declaração que os dirigentes do partido estão a interpretar como uma possibilidade de desistência das eleições presidenciais, marcadas para o próximo mês de outubro. Ainda assim, o PT mantém o discurso de que Lula da Silva — que se mantém à frente nas sondagens — continua na corrida eleitoral, mesmo que a ordem de prisão se concretize e o antigo chefe de Estado do Brasil acabe na prisão.
Isso foi para tentar tirar o Lula da eleição, mas podemos registar a candidatura dele, mesmo preso. Acredito que Lula vai ficar pouco tempo na prisão”, afirmou o deputado estadual José Américo Dias, do PT, citado pelo Estadão.
Resultado de imagem para lula da silvaApesar do desânimo gerado pelo Supremo Tribunal, o certo é que militantes e seguidores do PT mantêm o apoio público a Lula da Silva e começaram a publicar nas redes sociais a hashtag #LulaValeALuta. Objetivo: manter o eleitorado trabalhista unido na apoio a Lula da Silva na corrida à Presidência do Brasil e garantir que não desmobilizam com a decisão da justiça.

0 comments: