Mau tempo, razão da queda do Embraer da LAM?
No dia 12 Dezembro de 2013, Simon, um reputado
meteorologista de uma universidade de
renome nos EUA, apresentou verdadeiras imagens de satélite , que foram publicadas pela EUMETSAT no dia do acidente às 11:15 Z e
11:30 Z. O meteorologista Simon relata que
NUNCA tinha visto uma “ célula” de
tempestade tão rápida no seu
desenvolvimento. Às 11:15 Z a
“celula” foi localizado a cerca de 15nm para a direita da rota aérea na
posição S19.398 E23.369 sobre 111nm do local do acidente, provavelmente criado
“updrafts” superior a 60 metros / segundo (117 + nós vertical), com a
formação verteginosa de gelo e de
cristais de gelo atingindo o topo de
cerca de FL260 para FL420 em 30 minutos e cair para FL300 novamente em mais 30
minutos (12:00 Z). Uma “célula” menor estava quase no fim da rota aérea na
posição S19.493 E23.017 sobre o local do acidente, também com o surgimento de
condições de gelo cristal de gelo e, provavelmente, produzindo correntes
ascendentes cerca de 55 metros / segundo (107 nós de velocidade vertical).
Recorde-se que avião desceu muito rapidamente, à razão de cerca de 30 metros por segundo. Perdeu-se o sinal do radar quando ele atingiu cerca de 3 mil pés acima do nível do mar.
A 14
dezembro de 2013 Autoridade de Aviação Civil de Moçambique informou numa conferência de imprensa, que a investigação
está em andamento, que as caixas negras(2) a de voz e gravador de dados de vôo
foram lidas com sucesso e foram analisadas. Os resultados da investigação até
agora descartam qualquer problema mecânico ou problema com a aeronavegabilidade
da aeronave como causa do acidente grave.
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