terça-feira, agosto 09, 2016

09 de Agosto de 2016

Mensagem da Sra. Irina Bokova, 
Directora-geral da UNESCO, 
por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, 

Resultado de imagem para Irina Bokova
A adopção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Acordo do Paris em 2015 estabeleceu uma nova e ambiciosa agenda para construir um mundo digno para todos, no que diz respeito ao planeta.
Esta agenda reconhece, pela primeira vez neste âmbito, os povos indígenas como grupos distintos, assim como o seu papel nos esforços mundiais para construir um futuro melhor para todos.

Nesta ocasião, prestamos homenagem aos 370 milhões de indígenas de todo o mundo e reafirmamos a determinação da UNESCO de salvaguardar e promover as suas identidades, línguas e sistemas de conhecimento. Os povos indígenas são guardiões da rica diversidade cultural, e detêm uma espécie única de sabedoria sobre a vida sustentável e o respeito pela biodiversidade. O estímulo e o aproveitamento desse potencial pedem por uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. A muitos indígenas ainda é negado o direito pleno a uma educação de qualidade. Crianças indígenas continuam a ter menos oportunidades de ser matriculadas na escola e, por outro lado, são mas propensas a ter menos desempenho em relação as crianças não indígenas. Associada as barreiras socioeconómicas e culturais, com frequência, essa marginalização, cria um círculo vicioso de desvantagens. Essa lacuna de desenvolvimento e de ordem moral prejudica a humanidade como um todo.


O direito à educação é fundamental, tal como estabelece a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2007) e a Convenção da UNESCO Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino (1960). Os sistemas de conhecimento indígenas detêm muitas respostas para a atenuação das consequências da mudança climática, e a UNESCO continuará a recorrer a eles para reforçar a cooperação científica para a biodiversidade, assim como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nosso principal desafio consiste em reunir essa riqueza de conhecimento e cultura para o benefício de todos, no pleno respeito dos direitos humanos. Esse é o mandato da UNESCO, e este é o nosso compromisso renovado neste Dia Internacional.

0 comments: