quarta-feira, setembro 16, 2015

Bombeiros da Beira capacitados pela ENB

O Conselho Municipal da Beira (CMB) pela mão do seu Presidente Daviz Mbepo Simango apostou no estreitamento das relações técnicas-cientificas e culturais, com a assinatura esta Terça-feira de um memorando de entendimento com a Escola Nacional de Bombeiros de Portugal (ENB), baseada em Sintra, representada no acto pelo seu Presidente da Direcção Dr. José Maria Oliveira Ferreira, com o envolvimento da empresa T4S Moz – Training Solutions, Safety and Security Services, Lda (T4S Moz), sediada nesta cidade e a quem cabe a tarefa de executor. O acordo rubricado pelas partes, presenciado pelo Cônsul de Portugal na urbe e quadros seniores do município, tem em vista a necessidade de formação e capacitação de bombeiros, agentes de protecção civil e colaboradores com disponibilidade de cursos de graduação, estágios profissionais e acções de formação, salvaguardando assim estes interesses comuns. No que diz a mais valia a Edilidade do Chiveve, esta traduz-se num contributo para formação técnica de bombeiros e de outros agentes de protecção civil com responsabilidades nas áreas de segurança e saúde no trabalho, primeiros socorros e segurança contra incêndio e seu combate. Conforme apuramos de Daviz Simango, esta cooperação com a Escola Nacional de Bombeiros de Portugal é fruto da sua recente digressão pela Europa que para além doutras novidades a trazer, contempla a “Conferencia de Investidores – Beira 2015” a ter lugar no dia 17 do corrente mês na urbe, cujo objectivo principal é apresentar o “Plano Director” para a cidade da Beira.

A ENB é uma associação privada, sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública com a missão de formação dos bombeiros e demais agentes de protecção civil; certificação da formação de bombeiros em Portugal; atribuição de equivalências à formação ministrada por instituições de ensino superior público, privado ou por entidades formadoras certificadas; formação dos cidadãos na vertente de auto-protecção; elaboração de estudos; promoção de investigação aplicada; prestação de serviços de consultoria e edição de suportes informativos e formativos, possuindo um conjunto de acreditações, certificações e reconhecimentos por entidades nacionais e internacionais que comprovam formalmente a qualidade da formação ministrada e mais importante, reconhecida como autoridade pedagógica de formação. A ENB possui um conjunto de acreditações, certificações e reconhecimentos por entidades nacionais e internacionais que comprovam formalmente a qualidade da formação ministrada e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública pela Presidência do Conselho de Ministros de Portugal como autoridade pedagógica de formação nas seguintes áreas:
Protecção de pessoas e bens; Segurança e higiene no trabalho e Saúde - programas não classificados noutra área de formação. Internacionalmente reconhecida pelo ICET - International Centre for Emergency Techniques para ministrar formação na área de salvamento e desencarceramento, a ENB com Sede em Sintra, possui um Centro de Formação (incêndios urbanos e industriais) em S. João da Madeira e outro em Lousã, especializado em incêndios florestais.

Esta mesma empresa foi quem no ano transacto terminou o processo de constituição do corpo de bombeiros da HCB - Hidroeléctrica de Cahora Bassa, num ambicioso projecto que englobou o recrutamento e formação de pessoal, o desenvolvimento de infraestruturas e a consultoria na aquisição de material. Também, já em parceria com a T4S MOZ, prestou formação na área de Primeiros Socorros e Combate a Incêndios a Cornelder (Moçambique).

0 comments: